14/05/2019 - 08h29min

Chineses se comprometem a aumentar investimentos no Brasil

[ FOTO: Correio do Estado ] Tereza Cristina apresentou os números produtivos da agropecuária nacional

Teve início nesta segunda-feira (13), mais uma missão do governo brasileiro, por intermédio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na China.

A ministra, Tereza Cristina Corrêa participará de reuniões e eventos em Xangai para divulgar os produtos brasileiros, passíveis de exportações.

Segundo o Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, entre janeiro e abril deste ano, a China foi responsável por absorver 26,8% das exportações brasileiras, o que representa a entrada de US$ 19,3 bilhões de dólares para o território nacional.

Além disso, o índice apresentou diferença superior a 10 pontos percentuais, com relação ao segundo maior parceiro, os Estados Unidos.

Na ocasião, a ministra divulgou dados do setor agropecuário e áreas com potencial de crescimento para um grupo de 40 investidores chineses que já contam com projetos no Brasil.

"Os empresários disseram que pretendem aumentar os investimentos no país e o interesse imediato está no setor de sementes, suinocultura, infraestrutura e ferrovias", detalhou.

MAIS INVESTIMENTOS

Entre os empreendimentos citados na reunião está a Ferrogrão, corredor ferrroviário para escoamento de grãos na região Centro-Oeste, que será construído entre Sinop (MT) e Itaituba (PA). o projeto é orçado em US$ 3,37 bilhões e o edital deve ser lançado no quarto trimestre de 2019.

O primeiro compromisso da delegação foi divulgar os cafés especiais brasileiros, em uma cafeteria de Xangai. “Hoje, depois de tantos anos, o café brasileiro pode ser considerado café gourmet, espalhado pelo mundo. Gostaríamos que a China tomasse mais café”, disse.

O evento de promoção foi organizado pelo importador Jason Wang com apoio da diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Vanusia Nogueira.


Correio do Estado


Fonte: Assessoria de Imprensa
TAGs: Ministério da Agricultura China Brasil Tereza Cristina Ministério da Economia Ferrogrão Jornal Correio do Sul
Editoria: Geral



Nossas Editorias

· Educação
· Especiais
· Esporte
· Geral
· Naviraí
· Polícia
· Política
· Região
Jornal Correio do Sul TV
Editor: Odilo Balta

E-mail: jornalcorreiodosul@terra.com.br
Endereço: Av. Nelsi G. Simas,
Naviraí - MS - Brasil

+55 67 9974-9649


Online desde 01/07/2007
Desenvolvido por
ANSIM