Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A reciclagem de crianças se transforma em comida saudável na mesa e mais renda no campo. Na manhã deste domingo (24-08) na Feira do Galo um marco importante para a educação ambiental e o desenvolvimento social de Naviraí.
A Prefeitura, por meio da Gerência de Desenvolvimento Econômico, acompanhou a primeira troca da moeda social “Verdinho”, do projeto EcoTurminha. Alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais Professor José Carlos da Silva e Professor Milton Dias Porto utilizaram os créditos, conquistados através da coleta de materiais recicláveis (lixos), para adquirir alimentos saudáveis diretamente dos produtores locais.
O projeto EcoTurminha, criado nos moldes do bem-sucedido "Recicla Verdinho", estabelece um ciclo completo e virtuoso.
Os estudantes são incentivados a separar em casa materiais que seriam descartados, trocando-os pela moeda social na escola. Com o "Verdinho" em mãos, eles podem comprar produtos da agricultura familiar, promovendo simultaneamente a consciência ambiental, a educação financeira, a alimentação saudável e o fortalecimento da economia local.
O primeiro dia de trocas superou as expectativas, com a circulação de aproximadamente 1.000 créditos "Verdinho", evidenciando o engajamento dos alunos, suas famílias e dos agricultores parceiros.
O evento contou com a presença de autoridades: o Prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno, a vereadora Rosangela Sofa representando a Câmara, e o Fábio Schroeter, criador do Recicla Verdinho, além do presidente do Recicla Naviraí e de um representante da empresa Nilcatex, apoiadora fundamental da iniciativa.
O projeto atende a duas frentes de uma só vez. "Estamos solucionando o problema do lixo e transformando em duas soluções: educação financeira para as crianças e renda justa para o agricultor familiar. O EcoTurminha mostra, na prática, que sustentabilidade e prosperidade podem e precisam andar juntos para fazer esse projeto crescer ainda mais para toda cidade", destacou o Prefeito Rodrigo Sacuno.
Fonte Portal do MS/portal da Prefeitura