O assunto é: Especiais

25/11/2019 - 08h58min

Rio + Limpo foi realizado com sucesso neste domingo no Porto Caiuá

[ FOTO: Jota de Oliveira ] Rio+LImpo foi realizado com sucesso

Projeto iniciado em Naviraí no Porto Caiuá em 2012, portanto, a 7 anos atrás, foi realizado mais uma vez naquela localidade com muito sucesso e a participação de pescadores profissionais e amadores que apoiaram essa iniciativa da Prefeitura Municipal. Além do prefeito doutor José Izauri de Macedo, gerentes municipais Astolfo Mendes (Meio Ambiente), Milena Feuser (Administração), Marizélia Mazzini (Assistência Social), além de servidores municipais, colaboradores também ajudaram o seu sucesso.

Segundo o mestre de cerimônia da abertura, Betinho Corrêa, “o projeto Rio + Limpo foi lançado pelo ICMBio e aderido pelos municípios que fazem parte do Parque Nacional de Ilha Grande. A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal do Meio Ambiente realiza o evento desde o início de 2012, onde já foi possível retirar mais de 25 toneladas de lixo das ilhas pertencentes ao nosso município”, disse ele.

O Parque Nacional de Ilha Grande é um arquipélago formado por mais de 180 ilhas, sendo que 21 delas, num total de 6.585 hectares pertencem ao nosso município, os quais são locais ricos em biodiversidade e que devem ser preservados. Essa área encontra-se dentro de outra Unidade de Conservação, a APA Ilha e Várzeas do Rio Paraná.

Este ano o projeto Rio + Limpo contou com o patrocínio da Itaipu Binacional, JBS Couros e Usina Rio Amambaí Agroenergia, como também de uma parceria de trabalho com a Coripa, PMA, Bombeiros, Areia Bergamo, Associação dos Moradores do Porto Caiuá, Associação de Pescadores, Colônia de Pescadores, Rotary Club, Sanesul e gerências municipais de Serviços Públicos, Obras, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Fundo Municipal do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

GERENTE MEIO AMBIENTE
Ao falar na abertura do Projeto Rio + Limpo realizado neste domingo (24) no Porto Caiuá, à margem direita do rio Paraná, o titular da Gerência Municipal de Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes, disse que “gostaria de agradecer a cada um dos patrocinadores e dos participantes desse projeto hoje aqui no Porto Caiuá. Essa ação é de suma importância para o meio ambiente e a preservação das ilhas do Parque Ilha Grande. Esse é um evento que todo o ano o prefeito doutor Izauri faz questão que aconteça”, ressaltou ele.

VEREADOR FI DA PAIOL
Único vereador presente ao evento, Claudio Cesar Paulino da Silva, o popular Fi da Paiol que participou de forma ativa posteriormente no projeto, disse que “quero parabenizar a toda organização pela realização de mais esse evento. É o terceiro que eu participo aqui no Porto Caiuá. Sempre estou preocupado com o meio ambiente”, enfatizou ele que representou a Câmara Municipal.

PREFEITO IZAURI MACEDO
O prefeito dos naviraienses, doutor Izauri Macedo fez questão de participar do projeto Rio + Limpo. Na abertura oficial ele disse que “isso aqui na verdade, é da maior importância. Nós estamos aqui contribuindo com o meio ambiente, tirando o lixo da barranca do rio. Vale a pena ressaltar que esse lixo não são dos moradores daqui, eles já têm a consciência da necessidade de manter sempre isso em boas condições.

Esse lixo vem mesmo é daqueles que trazem da cidade. Isso precisa ser muito divulgado porque é uma ação que visa a sustentabilidade. Nós precisamos mostrar para as pessoas que saem de suas casas na cidade que vêm aqui desfrutar desse paraíso que são nossas praias no rio Paraná a importância de não deixarem lixo nesses lugares”, disse ele.

Doutor Izauri destacou a participação de todos nesse projeto. “Ver todos engajados nessa luta é uma coisa muito importante. Penso que nós temos por aí muitas coisas pela frente. Foi falado da pavimentação asfáltica de Querência do Norte, do lado paranaense, até o Porto Felício e do lado de cá, do Porto Caiuá até Naviraí. Essa é uma briga que está sendo travado no Paraná e em Mato Grosso do Sul.

Nós dependemos, na verdade, de uma participação maior nisso. Isso não pode ficar só dependendo das Prefeituras, da Câmara de Vereadores. Nós temos que mobilizar toda a sociedade para que possamos levar essa reivindicação ao governador do Paraná e ao de Mato Grosso do Sul, mostrando aos governadores que essa aspiração não é apenas da parte dos Executivos e Legislativos”, concluiu ele sua fala.

RESULTADO DO TRABALHO
Como nas edições anteriores do Projeto Rio + Limpo no Porto Caiuá, neste domingo foram recolhidos pelos barcos e lanchas que participaram de forma ativa colaborando com o seu sucesso, uma grande quantidade de lixo deixado por pescadores ou turistas nas ilhas. Dois caminhões basculantes da gerência de Obras do município foram “enchidos” do material recolhido durante as ações do projeto.



Naviraí Notícias - Jota de Oliveira


Fonte: Assessoria de Comunicação
TAGs: Rio+Limpo Porto Caiuá Pescadores Parque Nacional de Ilha Grande
Editoria: Especiais


Desenvolvido por
ANSIM