Ilustração ► Frente a janeiro de 2013, no entanto, setor teve queda de 2,4%.
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
A produção da indústria nacional cresceu 2,9% em janeiro na comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o melhor resultado, nesse tipo de comparação, desde janeiro de 2013, quando a alta foi de 3,2% – e vem após dois meses seguidos de perda.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, a indústria teve queda de 2,4% em janeiro, com 19 dos 27 ramos pesquisados mostrando diminuição no ritmo de produção. Em dezembro, houve queda de 2,5% em relação ao mesmo período de 2012. No acumulado em 12 meses, o indicador teve alta de 0,5%, abaixo do 1,2% de dezembro.
Além de anunciar a produção de janeiro, o IBGE também corrigiu para -3,7% a variação registrada de novembro para dezembro, divulgada inicialmente como uma queda de 3,5%.
De acordo com André Macedo, gerente de pesquisa da produção industrial do IBGE, vários fatores podem contribuir para a produtividade seguir em patamares mais baixos. "A evolução mais lenta do consumo doméstico, o crédito mais restritivo e as taxas de juros mais elevadas ajudam a entender o porquê do recuo na produção de forma geral", disse.