30/04/2024 09h26min - Naviraí
2 meses atrás

Ação do programa Cidade Empreendedora em Naviraí traz curso de preparo de salgadinhos para festas

Ação faz parte do programa Cidade Empreendedora

Foto: Junior Lopes ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Contando com todas as vagas preenchidas, foi concluído na sexta-feira (26/04), o Curso de Salgadinhos Para Festas, cuja iniciativa foi possível graças à parceria entre a Prefeitura de Naviraí – por meio da Gerência de Assistência Social, Casa do Trabalhador e GEDEC – Gerência de Desenvolvimento Econômico – com o Sindicato Rural e o Senac-MS.

O curso teve duração de 20 horas-aula e ofereceu técnicas de preparo e apresentação de diversos salgados, além de abordar temas como a importância da higiene na manipulação de alimentos e da segurança profissional.

A ação faz parte do programa Cidade Empreendedora, que é executado conjuntamente entre o Sebrae-MS e a Prefeitura de Naviraí. 

Durante os cinco dias do curso, os alunos aprenderam a preparar molhos para acompanhamento, geleia de pimenta e diferentes tipos de massas para salgados, tanto cozidas quanto fermentadas, e exploraram diferentes formas de cocção, como forno e fritura por imersão.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas pela instrutora do Senac-MS, Juliana Santana que ensinou a turma a produzir salgados como bolinhas de queijo assadas e fritas, coxinha de massa de mandioca com recheio de frango cremoso, enroladinho de presunto e queijo, enroladinho de salsicha, esfiha de carne, esfiha aberta (de frango, calabresa e queijo), quibe, saltenha e rissoles.

Com o que aprenderam no curso, os alunos estão preparados para atuar em seus próprios negócios, ou em oportunidades futuras no mercado de trabalho, para que possam reforçar o orçamento familiar e alcançar maior autonomia financeira. 

A parceria entre a Prefeitura de Naviraí, o Sindicato Rural e o Senac-MS foi fundamental para oferecer essa formação de qualidade de forma gratuita.

O encerramento do curso contou com a presença da coordenadora de Políticas Públicas Para as Mulheres, Leila Matos, além da Gerente de Assistência Social, Lucinéia Pulquério Garcia e a gestora da Casa do Trabalhador, Vera Dantas.

Fonte: Júnior Lopes/Assecom