21/01/2026 15h50min - Polícia
3h atrás

Ambiental de Naviraí apreende madeira de desmatamento em reserva legal

Ação foi Assentamento Santa Rosa em Itaquiraí

Assecom PMA ► Madeiras nativas localizadas pelos policiais

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Na segunda-feira, dia 19 de janeiro de 2026, a 2ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA) realizou uma importante intervenção contra a destruição de vegetação protegida. 

Durante patrulhamento ambiental no interior da Reserva Legal do Assentamento Santa Rosa no município de Itaquiraí, a guarnição flagrou indivíduos realizando o corte irregular e a serragem de toras de madeira da espécie Peroba.

Os infratores utilizavam motosserras para danificar a vegetação do Bioma Mata Atlântica, infringindo as normas de proteção ambiental vigentes. Ao perceberem a aproximação dos policiais, os suspeitos fugiram a pé para o interior da vegetação densa, o que impediu a captura imediata.

 

APREENSÕES E PROCEDIMENTOS

No local do crime, a equipe policial localizou e apreendeu os seguintes itens abandonados pelos infratores: veículo, uma motocicleta Honda Biz, que foi encaminhada ao quartel da PMA de Naviraí para providências administrativas e judiciárias, e o material lenhoso, uma grande quantidade de madeira já serrada.

 

AÇÕES DE CERCO

Após a constatação do flagrante, a Polícia Militar Ambiental realizou bloqueios estratégicos em estradas vicinais de toda a região com o objetivo de localizar os autores. Apesar das diligências, nenhum suspeito foi identificado até o momento.

A ação reforça o compromisso do 2º BPMA no combate ao desmatamento ilegal em áreas de conservação, garantindo o rigor da lei contra crimes que degradam o Bioma Mata Atlântica. 

Fonte: Ascom 2º BPMA