29/04/2021 08h18min - Geral
3 anos atrás

Assistência Social de Naviraí Realiza a Campanha “Abril Verde”

Prevenção aos Acidentes e Doenças do Trabalho

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Campanha “Abril Verde”

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Prefeitura Municipal de Naviraí, através da Gerência de Assistência Social, desenvolve a campanha ‘’Abril Verde’’ em cumprimento à Lei Municipal 2.221/2019. Neste contexto, ações conjuntas de órgãos municipais estão garantindo a prevenção a acidente e doenças de trabalho, já que no dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

A gerente Lucinéia Pulquério Garcia Franciscatti (Assistência Social) juntamente com a psicóloga Leila Matos (Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres do Município de Naviraí) destacam a data e a realização da campanha “Abril Verde”, apontando a importância do evento como uma das formas de valorização do servidor público.

De acordo com Lucinéia Franciscatti e Leila Matos, em consonância com o Sistema Único de Assistência Social, a gestão do trabalho tem aprimorado atividades de conscientização, tais como as defendidas pelo “Abril Verde”, com o objetivo de fortalecer a Política de Assistência Social e seus trabalhadores. As ações foram reafirmadas pela equipe técnica da Assistência Social Estela Rose Cabral de Souza, Débora Canzian Volpini e a representante do setor da Saúde Tatiane Mesquita Henrique.

A campanha “Abril Verde” conta com a parceria da enfermeira Tatiane Mesquita Henrique (Coordenadora do Serviço de Saúde do Trabalhador da Vigilância Sanitária Municipal) e do gerente Jhonatan Manoel da Silva Araújo (Controle Interno de Prevenção de Acidentes/Técnico de Segurança do Trabalho). “Todos eles colaboram efetivamente para alcançarmos as metas necessárias de prevenção aos acidentes e que hoje, dia 28 de abril é a data principal desta campanha”, explica Lucinéia Franciscatti.

HISTÓRICO

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho foi instituído por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei nº 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.

NAVIRAÍ

Interessante lembrar que no município de Naviraí foi sancionada a Lei 2.221, de 06 novembro de 2019 que ‘’Institui a Campanha “Abril Verde”, em comemoração ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Ascom Prefeitura de Naviraí