25/09/2023 11h09min - Geral
7 meses atrás

Cinco cidades de Mato Grosso do Sul são as mais quentes do Brasil em onda de calor extremo

As 20 cidades mais quentes do País têm temperaturas acima dos 40°C

ilustração ► Calor excessivo especialistas recomendam sombra e muito liquido

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News


Cinco cidades de  estão na  dos 20 municípios mais quentes do  das últimas 24h. O que chama atenção é que as quatro cidades que lideram o topo do ranking são sul-mato-grossenses. O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que o calor ultrapassou 40°C no domingo (24).

Entre 20 cidades, cinco municípios do Estado estão na listagem. Com máxima de 42,1°C, , Porto Murtinho e Três Lagoas estão entre as mais quentes. Em quarto lugar está Água Clara, com 42°C. Bataguassu também está entre as 20 mais quente do Brasil em 17º lugar, com 40,8°C. Já aqui em Naviraí a temperatura esta entre 36 e 40.

O Estado está em alerta diante da onda de calor, as temperaturas estarão 5°C acima da média para o período. A condição é de risco à saúde e incêndios.

O aviso tem grau de severidade de grande perigo. A recomendação é beber bastante água, evitar exposição ao sol ou fazer exercícios físicos.

Calor não dá trégua

Para , já na segunda-feira (25) as temperaturas podem atingir máxima de 37°C, com mínima de 25°C. Na terça-feira o calor pode ser ainda maior, chegando à máxima de 39°C, com mínima de 26°C.

Enquanto isso, Porto Murtinho pode registrar novo recorde. A previsão para este domingo (24) é de temperatura máxima de 42°C. Já na segunda-feira a marca pode chegar aos 43°C e na terça-feira os termômetros podem marcar máxima de 44°C.

Após o calor intenso, na quarta-feira (27) Porto Murtinho pode registrar chuvas isoladas, conforme as informações do Inmet. Em Água Clara, o calor também vai continuar nos próximos dias, com máxima de 42°C neste domingo. Na segunda e terça-feira, a máxima deve ser de 43°C.

Em Três Lagoas, o domingo pode ser de máxima de 42°C. Os termômetros sobem, com máxima provável de 43°C na segunda e também na terça-feira. Apesar da temperatura baixar, a quarta e quinta-feira também devem ser quentes, com temperaturas máximas de 42°C e 41°C.

midiamax