26/05/2021 16h05min - Geral
3 anos atrás

Com cepa indiana no país, cidades aumentam restrições de toque às 19h a lei seca no Estado

cidades aumentam restrições de toque às 19h a lei seca

Google ► Amambai é a primeira esta semana a baixar decreto mais rigoroso para conter o Covid

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News


Atualização do mapa de risco deve ser divulgado em MS, com novas restrições para os municípios

Os casos de coronavírus têm avançado cada vez mais em Mato Grosso do Sul e a SES (Secretaria de Estado de Saúde) teme uma terceira onda da doença. Além disso, o surgimento da cepa indiana no país tem gerado preocupação, já que a nova variante é 50% mais transmissível e requer cuidados dobrados. Um novo mapa de risco deve ser divulgado nesta semana, mas municípios já têm aumentado restrições, que vão desde o toque de recolher até a lei seca. 

Amambai, a 352 km de Campo Grande, é um exemplo de cidade que já impôs novas medidas restritivas, diante do risco da terceira onda. O decreto foi publicado nesta quarta (26) no Diário Oficial dos Municípios de MS e inclui uma série de medidas, com toque de recolher começando às 19 horas. 

A medida leva em consideração o aumento de casos, o fato de que o Hospital Regional de Amambai está lotado, a falta de vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Estado e até o desrespeito da população.

“Ausência de senso crítico de parte da população do município de Amambai que insiste em infringir medidas sanitárias promovendo aglomerações desnecessárias, especialmente aos finais de semana”, aponta o decreto. 

Além do toque de recolher mais rígido, o decreto ainda traz a “lei seca”. Conforme documento, fica proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais aos sábados e domingos em Amambai. A regra vale não só para bares e restaurantes, mas também para supermercados, mercearias, conveniências e lanchonetes. 

A chamada “lei seca” não é novidade em Mato Grosso do Sul como medida para conter o avanço do coronavírus. No início do ano, a cidade de Naviraí, a 359 km da Capital, teve classificação cinza no Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) e também proibiu o consumo de bebidas alcoólicas. A lei seca já foi adotada em outras cidades, como Campo Grande, Camapuã e Aparecida do Taboado, por exemplo.

Nesta quarta-feira (26), um novo mapa do Prosseguir deve ser divulgado. Alguns municípios já têm publicado a prévia do mapa, que aponta que a única cidade com bandeira cinza, que representa grau de risco extremo, é Dourados. Com a bandeira cinza, a cidade deve ter toque de recolher a partir das 20 horas.

 

A cidade de Nioaque, a 187 km da Capital, já divulgou a prévia do mapa e anunciou toque de

recolher a partir das 21 horas. A cidade tinha bandeira amarela, mas regrediu e agora tem a classificação vermelha, que representa alto risco de transmissão da covid-19.

Com o avanço de casos, Campo Grande também regrediu na classificação. Com a bandeira vermelha, a Capital deve voltar para o toque de recolher às 21 horas. 

midiamax