05/06/2024 09h43min - Naviraí
2 semanas atrás

Educação de Naviraí leva projeto de contação de histórias aos alunos da comunidade indígena Kurupi

Ação foi realizada no dia 16 de Maio

Foto: Reprodução/Prefeitura de Naviraí - MS  ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Prefeitura de Naviraí, através do Projeto Educação Indígena Municipal Apoio Intersetorial da GEMED – Gerência Municipal de Educação e Cultura, realizou no dia 16 de maio uma ação educacional de contação de histórias na comunidade indígena Kurupi. 

Os alunos da comunidade indígena que receberam a atividade são matriculados na Rede Municipal de Ensino de Naviraí.

Contando com o apoio da Biblioteca do Sesi e Bics Naviraí, e história levada até os alunos indígenas foi a obra “A Aranha Bordadeira”, de autoria de Edson Gabriel Garcia. 

Essa narrativa representa um mundo novo, desenvolvendo a linguagem e auxiliando o conhecimento de novas palavras através do mundo encantado da ludicidade. 

A arte de contar, recontar e narrar histórias é um desafio, mas através dos métodos utilizados, é desenvolvida a interação sociocultural com a utilização da leitura e manuseio dos livros.

O brilho nos olhares, as perguntas que aguçam a curiosidade e a participação dos alunos indígenas comprovam que a leitura é muito eficaz. Importante enfatizar que a referida ação educacional ocorre duas vezes por semana, sendo desenvolvida por profissionais bilíngues Guarani Kaiowá.

Os professores Lucia Souza Bernardo, Adilson Benites e Vanoíra Martins, que fazem parte do Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial da GEMED, cuja coordenadora é a professora Luciane Galo, são responsáveis pela execução dessa atividade de contação de histórias que contemplou os alunos da comunidade indígena Kurupi.

Fonte: Júnior Lopes/Ascom - Prefeitura de Naviraí - MS