15/12/2023 14h25min - Geral
7 meses atrás

Em Mato Grosso do Sul, 23 municípios têm prorrogação para o desligamento da TV Analógica

MCom publicou portaria que estende a data de digitalização

Gustavo Torquato/MCom ► Sinal analógico dve terminar no ano que vem

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


No último dia 8 de dezembro, o Ministério das Comunicações (MCom) anunciou, por meio da Portaria nº11476, a extensão do prazo para o desligamento das transmissões analógicas de TV aberta em 23 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. 

A medida, que beneficia quase 900 mil pessoas, inclui cidades como Aquidauana, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Três Lagoas. 

Essa decisão abrange 25 estados do país, contemplando um total de 721 cidades que ainda não estão totalmente digitalizadas, além de outras 284 que possuem canais digitais, mas enfrentam pendências de consignação. O desligamento está programado para 30 de junho de 2025. 

A Portaria, além de prorrogar o desligamento, estabelece diretrizes importantes. A partir de 31 de dezembro de 2023, as estações analógicas operarão em caráter secundário nas cidades com desligamento previsto para junho de 2025. Entidades sem canal digital nessas localidades têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital. 

Outra alteração significativa refere-se às regras para a mudança de geradora das RTVs analógicas antes da consignação do canal digital. O objetivo do adiamento é evitar a falta de sinal em municípios de pequeno porte que ainda não contam com uma recepção digital satisfatória dos canais de televisão. O Ministério busca garantir uma transição suave e eficiente para toda a população impactada por essa mudança tecnológica.Confira abaixo as cidades contempladas: 

UFMunicípio
MSAmambai
MSAnastácio
MSAquidauana
MSBela Vista
MSBodoquena
MSBonito
MSCoronel Sapucaia
MSCorumbá
MSCoxim
MSFátima do Sul
MSItaquiraí
MSJardim
MSMaracaju
MSMiranda
MSNaviraí
MSNova Andradina
MSParanaíba
MSPedro Gomes
MSPonta Porã
MSRio Brilhante
MSRio Verde de Mato Grosso
MSSão Gabriel do Oeste
MSTrês Lagoas

 

Ascom MComAssessoria Especial de Comunicação Social