Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Sul News
O ex-vereador Carlos Alberto Sanchez foi absolvido pela Justiça do crime de peculato por receber indevidamente valores de diárias na Câmara Municipal de Naviraí.
Conforme a ação penal, Carlos Alberto teria inserido informações falsas em requerimentos e relatórios de diárias para simular que tinha gastado dinheiro em atividades legislativas, no período de janeiro de 2013 a outubro de 2014.
Neste caso, o ex-vereador e presidente da Câmara na época, Cícero dos Santos, teria ciência do crime e mesmo assim autorizou o pagamento das verbas, no valor de R$ 4.888,28. O então petista também virou réu.
Segundo o site Sul News, o MPE destacou que, embora a Operação Atenas, da Polícia Federal, tenha descoberto indícios graves de desvio de dinheiro público através de diárias. A tramitação do processo mostrou que, ao menos Sanchez, não cometeu crime.
A Promotoria anotou que as viagens de Carlos Alberto foram realizadas e que as despesas ressarcidas eram legítimas.
''A prova documental apresentada pela defesa, consistente em certificados e comprovantes de comparecimento, encontra amparo no depoimento judicial do Policial Federal Igor Izídio Gomes da Silva, o qual, sob o crivo do contraditório, atestou que Carlos Sanchez foi o único, dentre todos os investigados, que não percebeu verbas de diárias de forma irregular'', diz trecho da reflexão do juiz.
Outro ponto destacado pelo MPMS é que a análise dos dados das estações de rádio base do telefone do réu, atestou a ausência de elementos que pudessem incriminar Sanchez. Sendo assim, a acusação pediu a absolvição dos dois réus.
O magistrado do caso, Marcelo Guimarães Marques, fez reflexão semelhante ao do MPE e enfatizou que não houve cometimento de crime. A sentença é datada de 28 de julho deste ano.
Fonte Sul News