19/07/2022 15h51min - Naviraí
2 anos atrás

Governo de Naviraí inaugura e entrega o CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino

Unidade escolar foi inaugurada após 10 anos de espera.

Divulgação ► Momento da descerramento da fita inaugural da creche

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Um sonho que demorou 10 anos para se tornar realidade. A atual gestão da Prefeitura de Naviraí inaugurou na manhã desta terça-feira (19/07), o CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino, a Creche do bairro Ipê. 

Esta era uma obra aguardada há uma década, que se tornou realidade com o empenho da chefe do Executivo que buscou recursos via da bancada Federal para concluir a obra,

 A fita inaugural foi descerrada pela prefeita Rhaiza Matos, presidente da Câmara Ederson Dutra, gerente de Educação Tatiane Morch, vereadores Milton Alves de Carvalho, André Ricardo Biscaro (Ricck), Rafael Amancio Volpato, Onevan Batista do Amaral e Regivan Moraes da Silva e a coordenadora Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres Leila Matos.

 A unidade escolar entregue nesta manhã pela Administração Municipal atenderá [em tempo integral] aproximadamente 150 crianças de 4 meses a 4 anos de idade, beneficiando famílias do Bairro do Ipê, Odércio de Matos, João de Barro, Boa Vista e outros bairros circunvizinhos.

 A obra de construção da creche foi iniciada em 2012 e ficou por muito tempo paralisada, devido a questões burocráticas.

 Ciente da necessidade da conclusão e sensibilizada sobre a necessidade de conclusão da obra para atender em tempo integral as crianças do Ipê e bairros próximos, a Chefe do Executivo foi em busca de recursos logo nos primeiros dias da atual Gestão, sendo determinante para que a unidade escolar ficasse em condições de ser inaugurada depois de 10 anos de espera.

 Os recursos foram provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida da Administração Municipal.

 Obras complementares como plantio de gramas, parque infantil e colocação de grades de entrada estão sendo realizadas com recursos próprios do município e terão prosseguimento paralelamente ao início de funcionamento da creche.

 Por determinação da chefe do Executivo, a meta da Gerência de Educação é retomar 100% do atendimento em período integral das creches do município. 

Com ações pontuais o Governo de Naviraí está implantando este formato integral gradativamente desde o início de 2021, além de investir na formação continuada dos professores, entregar uniforme completo para os estudantes da Rede Municipal de Ensino e promover reformas das escolas do município.

 Oficialmente inaugurado, o CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino entra em pleno funcionamento na próxima terça-feira (16/07), com os administrativos e professores paralelamente ao com o retorno do recesso escolar das demais unidades de Ensino do município. 

Os alunos começam a ser atendidos efetivamente a partir do dia 03 de agosto.

 O ato inaugural também contou com apresentação da Banda Marcial Tom Jobim e a presença dos vereadores Antonio Bianchi, José Roberto Pinheiro e Rodrigo Massuo Sacuno, gerentes da Administração Munipal, Joisse dos Santos (presidente da Associação de Moradores do Ipê), representantes da Educação e moradores do Ipê e bairros próximos.

 Júnior Lopes/ Assessoria