ilustração ► Este tipo de golpe está sendo comum nos grandes centros
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Uma empresa de Naviraí teve um prejuízo de mais de R$ 60 mil reais, ao ter sua conta bancaria invadida por um hacker.
Segundo informações por volta das 9 horas da manhã de ontem (14), a funcionária do estabelecimento responsável pelo setor financeiro, recebeu uma ligação no telefone fixo, onde uma pessoa que se identificou como sendo Marcos, alegando ser funcionário do Banco HSBC.
O suposto funcionário, após confirmar o número de identificação do TOKEN (mecanismo de autenticação do usuário), solicitou o código/senha de acesso do mesmo, sob o pretexto de sincronizar o sistema, pois o TOKEN da empresa não estava em sintonia com a central do banco.
A funcionária acreditando que Marcos seria mesmo o funcionário do banco, pois ele teria dito corretamente o numero do TOKEN da empresa, lhe informou a senha. O falso funcionário ainda teria dito para a funcionária, que ela não poderia acessar o TOKEN por duas horas, período necessário para atualização do sistema.
Por volta das 16 horas, a funcionária vmas desta vez uma mulher, que também identificou-se como sendo funcionário do Banco HSBC, lhe perguntou se a empresa havia recebido alguma ligação do banco. Quando a funcionaria disse sim, foi informada então pela atendente verdadeira do banco, que ela teria sido vitima de um “Hacker”.
A funcionaria informou o fato para a proprietária da empresa, que em conversa com seu gerente bancário, ele lhe informou que o Hacker, usando o código de acesso TOKEN da empresa, realizou vários saques em dinheiro, operações financeiras e empréstimos, chegando a um total de R$ 60.800,00 (Sessenta mil e oitocentos reais). O fato foi registrado no 1º DP (Delegacia de Polícia Civil), e será investigado.
Tanamidia Naviraí