31/05/2022 09h14min - Geral
2 anos atrás

IFMS: Campus Naviraí realiza Dia de Campo aberto ao público

Unidade abrirá as portas nos próximos dias 30 e 31, para que estudantes, produtores e empresas da região

Divulgação ► Evento é aberto ao público em geral

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza na próxima semana, nos dias 30 e 31 de maio, a edição 2022 do Dia de Campo.

O evento é aberto ao público e contará com cerca de 58 expositores relacionados a atividades agrícolas e ao meio ambiente. Além disso, estudantes irão expor projetos de pesquisas realizados no IFMS e fazer relatos de experiências das vivências de estágio na área.

“Naviraí é uma cidade cuja economia é voltada ao setor agrícola. Então nosso nicho é ter a participação de pessoas que, de alguma forma, atuam na área. Todas as empresas do município que vendem equipamentos e insumos agrícolas terão um estande no evento”, afirma o professor do campus e organizador do evento, Samuel Aragão.

“Teremos também a apresentação do espaço maker e a incubadora de empresas do IFMS, bem como estudantes que fazem estágios em grandes empresas, em especial, que trabalham com tecnologia na agricultura de precisão”, complementa.

Segundo Samuel, a questão ambiental também estará presente no evento, com a participação de instituições e organizações que trabalham com o meio ambiente. O Dia de Campo acontece um dia antes do início da Semana de Meio Ambiente 2022 do IFMS.

Programação 

A abertura do evento será no dia 30 de maio, a partir das 19h, com a palestra 'Minha Vida no Meio Rural', ministrada pelo médico veterinário e produtor rural Célio Vilela de Andrade.

Na ocasião, será sorteado um caminhão de calcário aos produtores rurais presentes na palestra, que ocorre no auditório do campus provisório, localizado na Rua Hilda, 203.

No dia seguinte, a partir das 7h, todos os interessados poderão conhecer novos produtos e tecnologias do setor agrícola de Naviraí e região. O evento prevê visitas guiadas aos estandes até às 16h. Todas as atividades são gratuitas.

“A expectativa é que cerca de quatro mil pessoas circulem pelo evento. As redes municipal e estadual de Naviraí estarão presentes, além de uma caravana de Itaquiraí, estudantes do Campus Ponta Porã, além de pessoas vindas de outros campi do IFMS”, explica Samuel.

Toda a organização do evento é feita por acadêmicos do 9º semestre do curso de Agronomia, na disciplina extensão rural. Foram eles os responsáveis por toda a divulgação, articulação e comunicação com as instituições para que o evento pudesse ser realizado.

“Eles estão colocando em prática o que veem em sala de aula. Quando se tornarem engenheiros agrônomos e estiverem trabalhando numa empresa ou no governo, estarão aptos a realizar um evento, se necessário. Isso enriquece a formação dos profissionais que estão saindo do IFMS”, avalia Samuel.

Mais informações sobre o Dia de Campo estão disponíveis no perfil do Campus Naviraí no Instagram.

Naviraí 

Desde 2015, o campus funciona provisoriamente no Centro de Educação Profissional Senador Ramez Tebet. A sede definitiva está sendo construída na Rodovia MS 141, km 4, s/nº.

Atualmente, o IFMS em Naviraí oferta cursos técnicos integrados, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), subsequentes, presenciais e a distância, nas áreas de Informação e Comunicação e Recursos Naturais, além de cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Agronomia, e pós-graduação em educação.

Informações sobre os cursos e as atividades do campus podem ser encontradas na página de Naviraí.

 

Fonte: Ascom IFMS