26/01/2022 09h50min - Geral
2 anos atrás

Mara Caseiro destaca redução de casos de feminicídio e reafirma combate à violência contra a mulher


Tavane Ferraresi ► Deputada tem sido a grande defensora das mulheres na AL/MS

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Apesar da queda no número de feminicídios em Mato Grosso do Sul, em 2021, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) destaca a necessidade de continuar combatendo todo tipo de violência contra as mulheres. 

Autora de diversas leis relacionadas ao tema, como a implantação do código Sinal Vermelho e a de enfrentamento ao assédio sexual e moral contra mulheres em ambiente de trabalho, a deputada também é coautora do projeto de Lei que cria aplicativo de socorro às vítimas de violência doméstica.

“É muito bom sabermos que houve a redução desse crime horrível que é o feminicídio. Mas a nossa luta é para que sejam extintos esse tipo de crime, bem como todos os atos violentos e assédio contra a mulher. Tenho me engajado nessa luta que é de todos nós. Graças às leis criadas e ao trabalho do Governo do Estado, com o aumento das ações policiais, bem como a realização de campanhas e esclarecimentos à população, tivemos uma queda de 12,8% neste tipo de crime”, disse a deputada.

Conforme levantamento estatístico desenvolvido pela Polícia Civil, em comparação a 2020, ocorreram cinco feminicídios a menos em 2021. No ano retrasado, 39 mulheres perderam suas vidas e no ano passado, foram 34 o número de mulheres mortas por razões de gênero.

“Apesar dessa diminuição, começamos o ano de 2022 com dois tristes casos de feminicídio. É por esse motivo então, que eu ressalto a necessidade de continuarmos atuando na defesa dos direitos das mulheres e no combate a todo e qualquer tipo de violência”, falou Mara Caseiro.

Casos 2022 

Em janeiro, duas mulheres foram vítimas de feminicídio no interior do Estado. A primeira a perder sua vida foi Rosiclei Paredes, 39 anos, que estava desaparecida desde o dia 19 em Bandeirantes. No domingo (23) Marta Gouveia dos Santos, 37 anos, foi morta ao sair para pedalar em Nova Andradina. Os dois casos chamaram atenção pela violência cometida contra as vítimas.

Hoje, a polícia civil prendeu Eduardo Gomes Rodrigues, como suposto autor da morte de Rosiclei. O corpo dela foi encontrado em uma fossa no quintal da casa.

Já o assassino de Marta ainda não foi encontrado. Com sinais de violência, seu corpo foi encontrado horas depois dela ter saído para pedalar. O caso está sendo investigado pela polícia.

Tavana/Assessoria