06/04/2021 15h20min - Geral
3 anos atrás

Mara Caseiro solicita reforma de escolas de Dois Irmãos do Buriti, Maracaju, Vicentina e Rochedo

MARA FAZ POR SOLICTAÇÃO POR VÁRIOS MUNICÍPIOS

Divulgação ► Deputada vem procurando atender todos os municípios do Estado

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Para a segurança, bem-estar e conforto de estudantes de Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Mara Caseiro solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e à secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, a realização de reformas estruturais em escolas dos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Maracaju, Vicentina e Rochedo.

“Um ambiente pedagógico adequado e seguro é essencial para o bom desempenho de alunos desde as séries iniciais até as de educação inclusiva. Além disso, o fato das aulas não estarem sendo presenciais devido à pandemia da Covid-19, torna esse o momento ideal para a realização de reformas”, afirmou Mara Caseiro.

Em Dois Irmãos do Buriti, a indicação de limpeza e reforma da Escola Estadual Estefana Centurion Gambarra aconteceu após pedido do prefeito Wlademir Volk e do vereador Edmilson Belizário. Segundo eles, a estrutura da escola é bem ampla, sendo seu pátio o maior de todas as escolas estaduais do Estado. “São poucos agentes de limpeza, fato que tem prejudicado o asseio da escola e, como se isso não bastasse, há mais de 35 anos não ocorre nenhum tipo de reforma ”, disseram.

Diante disso, a deputada solicitou a nomeação de profissionais de limpeza e várias medidas emergenciais como, por exemplo, a troca de telhados, pintura externa e interna, bem como a substituição de toda a rede elétrica da escola.

O pedido de reforma estrutural da Escola Estadual Júlio Muller do distrito de Vista Alegre, em Maracaju, foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio João. De acordo com ele, a escola atende 220 alunos, oferecendo-lhes educação infantil, ensino fundamental e educação inclusiva, além de contar com corpo administrativo composto por, aproximadamente, 10 profissionais. “Apesar da relevância do serviço educacional prestado, a estrutura da E.E Júlio Muller é muito antiga e está em condições extremamente precárias necessitando de manutenção urgente”, afirmou ele.

Com aproximadamente 409 alunos, a Escola Estadual Padre José Daniel, do município de Vicentina, também foi objeto de indicação reforma estrutural pela parlamentar ao Governo do Estado. “O diretor da escola, José André de Alcântara, esteve em meu gabinete para falar sobre as condições estruturais precárias do estabelecimento de ensino e da necessidade imediata de manutenção de suas instalações. Fizemos a solicitação e aguardamos pelo pronto atendimento”, resumiu Mara.

De Rochedo, a Escola Estadual José Alves Ribeiro recebeu indicação de reforma após solicitação do diretor, Ademir Gomes de Oliveira. Conforme ele, a estrutura da escola é muito antiga, necessitando de manutenção urgente. “ A Escola Estadual José Alves Ribeiro atende aproximadamente 396 alunos e possui um corpo administrativo composto por 18 profissionais. Apesar disso e da relevância do serviço educacional prestado, a estrutura da escola é muito antiga e está em condições extremamente precárias, necessitando de manutenção urgente, pois não é submetida a qualquer reforma estrutural há mais de 20 anos”.

Para mudar essa situação, a deputada Mara Caseiro solicita as seguintes medidas: troca do forro; reforma hidráulica; troca de telhado e reforma dos banheiros. “É certo que o ambiente escolar, pela grande circulação de pessoas, alunos e corpo administrativo, deve ser local que confira grau elevado de segurança aos seus usuários, além de ser fato que reformas estruturais periódicas garantem que seja mantida a qualidade predial e, consequentemente, o bem-estar e conforto de todos que ali frequentam.

As reformas solicitadas, deste modo, conferirão melhor estrutura escolar à população desses municípios, fator de extrema importância para um bom desempenho dos alunos e professores em sala de aula”, declarou a parlamentar.

Assessoria de imprensa