02/08/2021 09h10min - Geral
3 anos atrás

Mato Grosso do Sul avança na produção de biocombustíveis.

Nova indústria vai investir R$ 1 bilhão para produzir etanol de milho no interior do Estado.

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Mato Grosso do Sul avança na produção de biocombustíveis e na geração de energia limpa com o anúncio da Neomille, usina de etanol de milho que começa a ser instalada em 2022 no município de Maracaju.  Ao todo, será investido R$ 1 bilhão na planta industrial no interior do Estado.

A usina será instalada às margens da rodovia MS-157 em uma área de 115 hectares e deve gerar 150 empregos diretos e cerca de 500 indiretos com os serviços terceirizados. No período de obras, deverão ser abertos 2 mil empregos na construção civil.

A meta de processamento anual é de 1,2 milhão de toneladas de milho ao final de todo o processo de implantação da usina, com a produção de 510 mil metros cúbicos/ano de etanol, além de subprodutos como o DDG, ou farelo de milho (310 mil toneladas/ano).

A indústria pretende gerar 100 Gigawatts de energia e produzir óleo de milho.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), assinaram termo de acordo com a empresa, garantindo incentivos fiscais previstos no MS Empreendedor.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, o Estado deverá ampliar a  produção do milho, em função da instalação dessa nova indústria.

“O etanol de milho agrega valor ao grão e proporciona maior rendimento ao produtor. Teremos também outra usina de etanol em Dourados, que ainda iremos anunciar oficialmente nos próximos meses”, destacou.

A Neomille é um empreendimento da CerradinhoBio, maior complexo produtor de bioenergia da América Latina, com unidades industriais em Chapadão do Céu (GO).

Conforme o cronograma da empresa, nos próximos meses deverá ser conduzido o processo de licenciamento ambiental junto ao Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), sendo previsto o início da instalação da primeira fase da planta industrial em março de 2022 e término em agosto de 2023.

De acordo com o CEO da CerradinhoBio, Paulo Motta, a geografia privilegiada para obter a matéria-prima e para escoar os produtos, somada ao ambiente de negócios favorável proporcionado pelos governos estadual e municipal, foram os fatores decisivos para a escolha do município sul-mato-grossense.

“Maracaju é a maior produtora de milho do estado e possui condições favoráveis para aquisição de biomassa e comercialização de coprodutos. O milho da região que predominantemente é exportado; agora, a partir deste projeto, será processado em Maracaju e gerará valor à cadeia e economia local”, destaca Motta.

O secretário Jaime Verruck lembrou que “ainda não temos uma usina de etanol de milho em funcionamento no Estado, mas, esse tipo de empreendimento já é uma realidade. A ideia é que ampliemos a demanda interna da nossa safra do grão, que é de cerca de 10 milhões de toneladas/ano e que tenhamos novos subprodutos para outras cadeias produtivas”, explicou

Além do termo de acordo para implantação da Neomille, o governador Reinaldo Azambuja anunciou a construção de uma rotatória na MS-157, para o acesso à nova usina de etanol de milho.

Jornal Correio do Estado