29/02/2024 11h50min - Geral
4 meses atrás

Mato Grosso do Sul é representado no Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte

Encontro foi realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)

Foto de destaque: Ronaldo Caldas/MEsp ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


O primeiro encontro do colegiado neste ano foi realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Participaram do evento o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, e o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), Herculano Borges.

Liderado pelo MEsp (Ministério do Esporte), o Fórum reuniu secretários e representantes de 21 unidades federativas. 

Em pauta, discussões gerais acerca do cenário esportivo brasileiro, organização dos JEB’s (Jogos Escolares Brasileiros) 2024, ampliação do incentivo a atletas e técnicos, e regulação de apostas eletrônicas.

Titular da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda enfatizou a importância da reunião entre os gestores. “Acho que o Fórum tem de ter um papel de protagonismo nesse momento de reconstrução da política pública do esporte. Espero que a gente consiga retomar os bons tempos do Ministério, os editais, o recurso realmente disponível para todas as secretarias estaduais, que realmente fazem o esporte”.

O secretário sul-mato-grossense ainda propôs que uma edição do encontro seja sediada em Mato Grosso do Sul. “Quero também colocar Mato Grosso do Sul à disposição para sediar o Fórum. Podemos nos programar com antecedência para que representantes de todos os estados possam comparecer. Vejo também a necessidade de organizarmos reuniões mais longas, para discutir a fundo as políticas públicas, trazer nossas necessidades, dar sugestões e, assim, fazer com que o Fórum desempenhe esse papel de dar suporte, de forma crítica, mas também propositiva, ao Ministério do Esporte”.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, a troca de experiência entre os estados é um dos principais objetivos do Fórum. 

“O Fórum Nacional é sempre um momento muito importante para discutirmos os principais gargalos do esporte a nível nacional, contribuir com outros estados apresentando as principais ações que desenvolvemos na política pública do esporte em Mato Grosso do Sul, além de absorver conhecimento de programas de sucesso que já são executados em outras partes do país”.

Durante a reunião, foi eleito como novo vice-presidente da entidade o secretário de Esporte de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves. A próxima edição do Fórum Nacional dos Secretários de Estado de Esporte acontecerá em Manaus (AM), no dia 29 de maio. 

Com infiormações de: Lucas Castro, Comunicação Setesc | Bel Manvailer, Comunicação Fundesporte