09/09/2021 09h39min - Geral
3 anos atrás

Ministério da Justiça permite acesso de MS a programa de monitoramento em alta resolução.

Apenas 23 órgãos públicos podem utilizar o programa.

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Programa de monitoramento com imagens em alta resolução.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


O ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) disponibilizou para a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul a ferramenta Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), um programa de monitoramento com imagens em alta resolução. 

A tecnologia auxilia no combate ao tráfico de drogas e demais crimes, como o trabalho escravo e o tráfico de pessoas.

O sistema permite ampliar a capacidade de cobertura diária de imagens em alta precisão de todo o território nacional e auxiliar, também, no monitoramento de crimes ambientais, como desmatamento ilegal, queimadas, bem como na identificação de abertura de pistas clandestinas de pouso. 

A secretaria é um dos 23 órgãos públicos que já pode utilizar, de forma definitiva, o sistema. 

A adesão ao sistema, cuja coordenação e operacionalização está a cargo da Diretoria Técnico-Científica da Polícia Federal, fornece acesso não apenas às imagens coletadas nas últimas 24 horas, mas também ao acervo diário do sistema desde 2017, o que permite comparar mudanças ocorridas ao longo do período.

O termo de adesão à RedeMAIS, do Programa Meio Ambiente Integrado e Seguro - Programa Brasil M.A.I.S, foi assinado entre o órgão estadual e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério, divulgado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial da União.  

CORREIO DO ESTADO