28/09/2023 17h53min - Geral
7 meses atrás

Ministro Luís Roberto Barroso assume a presidência do STF

Magistrado assume a vaga de Rosa Weber que se aposenta aos 75 anos

Divulgação ► Barroso assumiu hoje a presidência do STF

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


O ministro Luís Roberto Barroso toma posse como novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília (DF). O magistrado, que já atua na Corte há 10 anos, assume a vaga de Rosa Weber que se aposenta aos 75 anos.

Formado em Direito pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Barroso tem 65 anos, é mestre pela Universidade de Yale (EUA), e doutor pela UERJ, onde atuou como professor titular de Direito Constitucional.

Considerado jurista de visões liberais e progressistas, tornou-se conhecido na defesa da pesquisa com células tronco embrionárias, da união entre pessoas do mesmo sexo e da proibição do nepotismo no Brasil. Até sua indicação ao Supremo, feita por Dilma Rousseff em 2013, atuava como procurador do Estado do Rio de Janeiro.

O magistrado também foi presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entre 2018 a 2022, onde esteve à frente das eleições municipais de 2020.

A mais recente aparição na mídia inclui a fala "Nós derrotamos o Bolsonarismo", dita durante o congresso da UNE (União Nacional do Estudantes), em julho deste ano. Após as declarações, parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram às redes sociais e prometeram protocolar um pedido de impeachment do ministro no Senado.

Foi um dos responsável por ampliar a votação contra a imposição do marco temporal e enfatizou a importância da tradicionalidade e da persistência das reivindicações das comunidades indígenas na demarcação de territórios.

Na vida pessoal, Barroso costuma fazer indicações de um livro, uma poesia e uma música em suas redes socais toda semana. Viúvo, perdeu a esposa, Tereza Barroso, em janeiro desde ano por complicações decorrentes de um câncer. Tem dois filhos, Luna Van Brussel Barroso e Bernando Van Brussel Barroso. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS