10/05/2022 09h43min - Naviraí
2 anos atrás

Naviraí adere ao programa Cidade Empreendedora do Sebrae/MS

Pela primeira vez, o município de Naviraí irá participar do programa Cidade Empreendedora

Divulgação ► Representantes de Naviraí durante o evento do SEBRAE em Campo Grande

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Pela primeira vez, o município de Naviraí irá participar do programa Cidade Empreendedora – iniciativa do Sebrae/MS voltada para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. 

A parceria entre a instituição e a Prefeitura Municipal foi firmada nesta segunda-feira (09/05), durante uma cerimônia, realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande.

O gerente de Desenvolvimento Econômico, Eugênio Guedes, assinou o contrato para o início das ações do programa e ressaltou que a iniciativa vem como uma ferramenta importante para alavancar o desenvolvimento do município e fortalecer o comércio local.

 “Acredito que essa parceria com o Sebrae/MS irá fazer com que o pequeno e médio empresário possam evoluir, além de conseguirmos dar uma atenção especial aos produtores da agricultura familiar. Temos uma grande expectativa, porque o desenvolvimento vai chegar até aqui e com o Cidade Empreendedora estaremos preparados para ele”, pontuou o gerente.

O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, que enfatizou a relevância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae em parceria com as entidades do Sistema S e setor produtivo. 

“Cada vez mais, o Sebrae tem avançado com trabalhos nos municípios, fazendo a diferença para a retomada da nossa economia. Essa atuação com as pequenas e médias empresas é feita em parceria com o Sistema S, que compõe a base, inclusive, do nosso Conselho do Sebrae. Hoje, temos agentes em todo o Estado dando suporte para as pequenas empresas e a grande maioria desse apoio é oferecida de forma gratuita ou em parceria com as prefeituras, como é o caso do programa Cidade Empreendedora”, destacou Longen.

Com a adesão ao programa, Naviraí passa a compor o terceiro ciclo do Cidade Empreendedora e será acompanhada pelo Sebrae/MS durante 18 meses. O trabalho é desenvolvido a partir do eixo “Cidade de Negócios”, uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo. 

Outros dez municípios também fazem parte deste ciclo, por isso, durante a cerimônia de assinatura de contrato, estiveram presentes representantes de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.

“Em cada município, trabalhamos em parceria com a Prefeitura Municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que juntos possamos promover o desenvolvimento. O Cidade Empreendedora atua para melhorar o ambiente de negócios de cada cidade, desburocratizar os processos, e, principalmente, para dar apoio aos empreendedores. Queremos que o empresário se fortaleça para que ele consiga melhorar o seu negócio, gerar emprego, renda, e, dessa maneira, alavancar o desenvolvimento”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Dentre as iniciativas promovidas pelo Cidade Empreendedora estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias ou criação da Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

 Representantes da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN) e a Gerente de Administração Gisalda Moralles Balta, também participaram da solenidade.

 PRÓXIMOS PASSOS

Em Naviraí, a execução do Cidade Empreendedora já começa amanhã (10/05).

 O programa “Sebrae na sua empresa” é o primeiro passo da iniciativa na cidade, quando agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais. 

A abordagem porta a porta vem para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Com a ação, vai ser possível mapear como estão os empreendimentos do município e ajudá-los a melhorar os negócios.

Já entre os dias 23 e 26 de maio será realizada no município a pesquisa socioeconômica. 

O levantamento tem o objetivo de identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade. 

Os dados coletados irão nortear construção de um plano de ação que será desenvolvido para o município pelo Sebrae, em conjunto com a Prefeitura Municipal. 

 

Natalie Malulei – Agência Sebrae