20/11/2023 11h29min - Naviraí
6 meses atrás

Naviraí inicia ações para o “Dia D” de combate ao mosquito da dengue

Núcleo de Controle de Vetores está orientando os moradores sobre as medidas preventivas.

Arquivo  ► Cpmbate ao mosquito é a prioridade do setor de saúde local

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Prefeitura de Naviraí, por meio do Núcleo de Controle de Vetores da Gerência Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira (20/11) a uma série de ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. 

A campanha tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância dos cuidados para evitar a proliferação desse mosquito, especialmente neste período propício para sua procriação, devido às condições climáticas com períodos de sol e chuva.

As atividades tiveram início no ESF Sol Nascente e nas áreas circunvizinhas, onde equipes do Núcleo de Controle de Vetores estão orientando os moradores sobre as medidas preventivas a serem adotadas.

 É fundamental que a população esteja ciente dos riscos representados pelo Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikunguya, e saiba como agir para eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito em suas residências e ambientes próximos.

Na terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de novembro, os agentes de combate às endemias passarão por capacitação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde. 

Essa iniciativa tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais para que possam aplicá-los em benefício da população no combate ao Aedes.

Já na quinta-feira, dia 23, está prevista uma reunião da Coordenação Estadual de Saúde com os agentes de endemias e comunitários, na qual serão ministradas palestras e reforçada a importância do combate ao mosquito.

 O encerramento da campanha acontecerá na sexta-feira, dia 24, no bairro Jardim Tarumã e em seu entorno. Serão realizadas atividades de conscientização, mobilização e eliminação de possíveis criadouros do mosquito, envolvendo a participação ativa dos agendes de endemias e da comunidade local. 

Essa ação busca promover uma mudança de comportamento e hábitos, estimulando a população a adotar medidas preventivas de forma contínua, mesmo após o término da campanha.

A Prefeitura de Naviraí, por meio do Núcleo de Controle de Vetores, ressalta que é fundamental a participação de todos nessa luta contra o Aedes aegypti. 

A conscientização e a adoção de medidas simples, como eliminar recipientes que possam acumular água parada e manter os quintais sempre limpos, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, a transmissão de doenças. 

site Prefeitura de Naviraí

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min