30/03/2020 10h18min - Geral
4 anos atrás

Naviraí iniciou nesta madrugada a higienização contra o Covid-19

O Combacter 800, produto que está sendo utilizado no procedimento, é o mesmo adotado em instalações de processamento de alimentos como abatedouros, indústrias leiteiras, e na descontaminação de espaços e equipamentos.

 ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Tendo por finalidade aumentar as providências para prevenir contra a possível chegada do Coronavírus em Naviraí, a pedido do prefeito Dr. José Izauri Macedo (DEM), a gerência de Saúde do município que é comandada por Welligton Santussi, deu início nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 30 de março, a aplicação do produto Combacter 800, cujo processo vem sendo realizado na Europa e em algumas cidades brasileiras.

Segundo Welligton, o trabalho está sendo realizado pela Prefeitura em parceria com a Usina Rio Amambai Agroenergia, através do seu presidente Luiz Antônio Carnielli que colocou à disposição do município um caminhão pipa para tal aplicação.

Segundo o prefeito Dr. Izauri Macedo, “esse trabalho vem sendo realizado como medida protetiva, já que com a publicação do Decreto nº 34, de 27 de março, que dispõe sobre a abertura do comércio a partir das 8 horas desta segunda-feira, precisamos nos preocupar com o fluxo de pessoas que voltam a trabalhar e esterilizando os locais com maior circulação diária de pessoas, a proteção fica maior para que possamos evitar a chegada do Coronavírus em nossa cidade”, destacou o prefeito.

 Ao explicar a qualidade desse produto que vem sendo utilizado pela Prefeitura, Welligton disse que é formulado a base de amônia quaternária e que é indicado para a higienização e desinfecção de locais e superfícies que apresentam potencialidade de contaminação do Covid-19.

“As aplicações serão realizadas nos hospitais e postos de saúde do município, através de agentes de endemias devidamente treinados, utilizando bombas costais e protegidos com equipamentos de segurança individual (EPI´s) impermeáveis atendendo a Norma Regulamentadora 6.

Tal procedimento também será feito dos dois lados da Avenida Weimar Gonçalves Torres e Rua Alagoas, nas fachadas das agências bancárias e dos supermercados, onde sempre tem um maior fluxo de pessoas.

 

CUIDADOS BÁSICOS

O gerente de saúde de Naviraí alerta a população em geral que mesmo com essa providência iniciada hoje pela madrugada, as medidas protetivas de higienização continuam valendo para todos. “O ideal é que quem pudesse, continue permanecendo em suas casas em isolamento social e frequente o comércio somente quando for, realmente, necessário”, esclareceu Santussi.

Jota Oliveira / Portal do Cone Sul