01/06/2023 13h13min - Naviraí
um ano atrás

Naviraí participa do Simpósio de Regularização Fundiária pelo Programa Lar Legal realizado pelo TJMS e Assomasul

Simpósio foi realizado na última quarta-feira (31/05) em Campo Grande

Foto: Secretaria de Comunicação TJMS ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Durante o evento foi assinado o termo de cooperação entre a Assomasul e o Tribunal de Justiça de MS (TJMS).

O Programa Lar Legal MS, que está sendo implantado pelo TJMS, tem como objetivo promover a regularização fundiária, valorização das moradias e, sobretudo, garantia da dignidade e segurança jurídica da população, bem como reduzir as ações judiciais, viabilizando a inclusão e justiça social à faixa mais vulnerável da população.

Para instituir o programa Lar Legal MS, a Corregedoria realizou estudos demonstrando que o TJMS, por meio de legislação própria, seria capaz de criar o mecanismo ideal para instrumentalizar a regularização fundiária no Estado concedendo a titulação de moradias carentes de legalidade jurídica. O Lar Legal é um programa que vem para complementar os já existentes, como é o caso da REURB – Regularização Fundiária Urbana.

Representaram a Prefeitura de Naviraí no evento o titular do Núcleo Municipal de Habitação Popular, a Procuradora Geral do Município e a titular da Gerência de Assistência Social.  A determinação da Chefe do Execuvito Municipal, é de que sejam buscados mecanismos que deem agilidade na titulação dos imóveis que necessitem de regularização em Naviraí. O programa Lar Legal, chega para somar para que as metas sejam cumpridas, de tornar os cidadãos de fato e de direito dono de seus imóveis.