13/08/2025 15h11min - Geral
1 dia atras

PMA retoma operação Meio Ambiente Seguro para proteção da fauna

Operação visa a proteção da fauna silvestre

PMA ► Drones serão utilizados durante a Operação

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Nesta quarta-feira (13), a Polícia Militar Ambiental (PMA) retoma a intensificação das fiscalizações voltadas à prevenção de crimes ambientais, com ênfase na proteção da fauna silvestre.

Neste mês, as ações serão realizadas pela PMA de Corumbá e Miranda, com foco no combate à prática ilegal da ceva de animais silvestres. 

As equipes realizam abordagens a pescadores, visitas a pousadas e ranchos de pesca, além de ações terrestres ao longo da rodovia MS-181, com a execução de barreiras e fiscalização de veículos, turistas e moradores locais.

A operação também visa reforçar ações preventivas já desenvolvidas na região de Corumbá, incluindo presença ostensiva e orientações à população sobre aparições de onças-pintadas na área urbana, intensificando patrulhamentos e alertando sobre os cuidados necessários para evitar o contato com o felino. 

A execução desta operação ocorre paralelamente a outros pontos de atenção na fiscalização de crimes ambientais, como a prevenção e repressão a incêndios florestais, com direcionamento das equipes por meio de monitoramento via satélite em tempo quase real, permitindo que as guarnições atuem imediatamente após a detecção de focos de incêndio.

A Operação, MAS, desencadeada no primeiro semestre deste ano, já apresentou resultados expressivos, com elevado número de abordagens e lavratura de autos de infração relacionados a desmatamento e incêndios florestais.

Fonte: Ascom 1º BPMA