Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de maio de 2025, o prefeito Rodrigo Massuo Sacuno (PL) e a titular da Gerência Municipal de Saúde, doutora Angela Cristina Rodrigues da Cunha Castro Lopes, estiveram na emissora Rádio Karandá FM e lá prestaram os mais variados esclarecimentos sobre as doenças respiratórias que estão atingindo muitas pessoas pelo Brasil afora e, em especial, em Naviraí.
Com agenda lotada nesta manhã, o prefeito apenas participou da abertura da entrevista e disse uma frase de suma importância em sua fala “é melhor prevenir do que remediar”, referindo-se aos cuidados que as pessoas, em especial, os idosos devam tomar durante esta fase que ainda não é uma epidemia total, mas que preocupa os responsáveis pela saúde pública do município”, explicou ele.
Logo no início da entrevista o prefeito disse que essas doenças respiratórias vêm atacando muito a nossa população e, de certa forma, sobrecarregando o nosso Hospital Municipal. Então viemos aqui para esclarecer um pouquinho a população e trazer um pouco de informação para a nossa gente e doutora Angela que é nossa gerente de saúde falará mais dos termos técnicos e gostaria que a população ficasse atenta e tomasse os cuidados que a doutora vai passar a todos”, concluiu ele sua fala.
GERENTE DE SAÚDE
A titular da gerência de Saúde, Angela Castro Lopes, ao dar detalhes sobre a preocupação da administração municipal e da saúde pública de Naviraí, esclareceu que “não é um momento para pânico, mas é um momento que nós devemos aumentar os cuidados, porque de março a julho nós temos o aumento dos vírus respiratórios, em especial, os da Influenza que mais circulam hoje no que se refere as gripes. O que é importante nós virmos falar, são recomendações que nós podemos tomar. O uso da máscara é importante, com certeza. O uso da máscara evita a proliferação onde quer que você esteja”, disse ela.
Doutora Angela também explicou que as crianças e os idosos são muito acometidos das doenças respiratórias.
“Eles são as que mais sofrem. As crianças pequenas, principalmente, os bebês recém-nascidos, devem se evitar que eles saiam de casa. Evitar de levar as igrejas, aos supermercados, aos lugares onde tem certas aglomerações, porque os bebês de até dois anos tem uma imunidade muito sensível. Estamos também enfrentando causos de Bronquiolite, que debilita a criança e muitas vezes necessita de internação. Se tivermos o cuidado necessários, vamos evitar o mal de muitas pessoas. Vamos evitar aglomerações e tomar todos os cuidados possíveis”, esclareceu ela.
A titular da Saúde também lembrou que neste sábado, dia 10 de maio, acontecerá o “Dia D de Vacinação” nos postos de saúde do município.
Fonte Jota Oliveira – Naviraí Notícias