31/05/2022 18h49min - Naviraí
2 anos atrás

Prefeitura de Naviraí realiza mais um Mutirão de Cirurgias de Cataratas

Desde o retorno das cirurgias eletivas, foram realizados 250 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos no Hospital Municipal.

Divulgação ► Procedimentos são realizados no Hospital Municipal da cidade

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí realizou no final de semana mais um Mutirão de Cataratas, ação que aconteceu no Hospital Municipal, com o objetivo de acabar com a demanda reprimida de pacientes que necessitam desse procedimento cirúrgico.

 Antes de chegar ao momento da cirurgia, os pacientes foram atendidos no Centro de Especialidades Médicas, onde foram consultados e em seguida encaminhados pela Central de Regulação local, ao Hospital Municipal para serem submetidos a cirurgia de cataratas, realizada com data pré-agendada.

 Estes procedimentos em forma de mutirões, estão sendo realizados pela Gerência Municipal de Saúde desde o mês de novembro de 2021, quando houve o retorno das cirurgias eletivas que ficaram represadas em decorrência da pandemia. 

Desta vez foram 20 pacientes atendidos pelo médico especialista.

 Desde o retorno das cirurgias eletivas foram realizados 250 procedimentos cirúrgicos oftalmológicos no Hospital Municipal de Naviraí, sendo 172 cirurgias de cataratas, 38 Pterígio, 01 Calázio, 07 retiradas de tumor de pálpebras e 32 aplicações. 

Para o dia 07 de junho ficaram agendas mais 08 aplicações. A meta da Administração Municipal com a realização dos Mutirões de Cataratas, através da Gerência de Saúde, é zerar a fila de pacientes que necessitam passar por cirurgias desta natureza.

 As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. 

Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, há 45 milhões de cegos no mundo, dos quais 40% são em decorrência da catarata, sendo portanto, a maior causa de cegueira tratável.

 Júnior Lopes/ Assessoria