19/07/2023 10h21min - Geral
10 meses atrás

Projeto que empresta cadeiras de rodas e muletas precisa de doações

Desde 2016, ação solidária do Instituto Sangue Bom trabalha com rede de empréstimo entre colaboradores

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Conhecido pelas iniciativas solidárias, o Instituto Sangue Bom tem enfrentado dificuldades devido à escassez de cadeiras de rodas, muletas, andadores e cadeiras de banho para a ação solidária intitulada "Use e devolva, seja sangue bom".

De acordo com o coordenador do projeto Carlos Alberto Rezende, conhecido como “Professor Carlão”, desde 2016, a ação tem sido realizada por meio do empréstimo entre colaboradores, com o objetivo de atender às necessidades temporárias de pessoas com mobilidade reduzida. “É uma rede empréstimo, uma corrente solidária, uma corrente sangue bom”, comenta.

Segundo Carlão, nessa corrente solidária chamada "corrente sangue bom", as pessoas que utilizaram os equipamentos pelo período que necessitaram são incentivadas a entrar em contato com a pessoa que os emprestou para devolvê-los.

“A pessoa que quer emprestar combina com você a entrega. Após o período de uso, você deve ligar para a pessoa que te emprestou. É uma rede de empréstimo solidário”, explica Carlão.

Entretanto, o professor destaca que, nos últimos anos, as doações têm diminuído, enquanto a demanda por equipamentos tem aumentado. “Com o retorno das atividades após a pandemia, houve um aumento significativo na demanda, uma vez que muitas cirurgias que foram adiadas devido à pandemia agora estão sendo realizadas”.

Diante do aumento da demanda e da queda nas doações, o Instituto Sangue Bom iniciou as doações mais timidamente este ano, com a esperança de que a situação melhore. “Hoje, estamos com um demanda alta, então demoramos um pouco para realizar os empréstimos. As doações começaram esse ano, mais timidamente, mas esperamos que melhore”.

Expansão - Inicialmente focado em doações de sangue e medula óssea, o instituto expandiu suas atividades para incluir a iniciativa de empréstimo de equipamentos de mobilidade.

Carlão explica que a organização espera avaliar a demanda até o final do mês e buscar parcerias com empresas e instituições. “Pretendemos ter um projeto estruturado e escrito. A partir disso, vamos em empresas e instituições para fazer parcerias”.

Além da iniciativa de empréstimos, o Instituto Sangue Bom realiza diversas outras ações solidárias, como as doação de cabelo para pessoas em tratamento oncológico. Também promovem a corrida Sangue Bom, um evento esportivo totalmente solidário.

De acordo com Carlão, somente neste ano, o instituto foi responsável por 280 ações solidárias. Em 2022, foram realizadas 505 ações solidárias. “Começamos com a Sangue Bom, com doações de sangue e medula óssea. Temos doação de cabelo, para pessoas que estão em tratamento oncológico. Temos a corrida Sangue Bom, que é 100% solidária”, comenta Carlão. 

CAMPO GRANDE NEWS

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min