02/05/2023 14h55min - Geral
12 meses atrás

Rose Modesto é nomeada para a Sudeco e se torna a 1ª mulher no cargo

Nomeação foi publicada nesta terça-feira dia 02

Divulgação ► Rose se torna a primeira mulher a assumir esta pasta

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Ex-deputada Federal, Rose Modesto (União Brasil), foi nomeada superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste), conforme publicação do diário oficial da União desta terça-feira dia 02. 

Ela é a primeira mulher a assumir o cargo.

A nomeação é assinada pelo ministro de Estado da Casa Civil, Rui Costa, e ocorre em meio à polêmica sobre o comando regional do União Brasil, disputado por ela e pela senadora Soraya Thronicke.

Com orçamento de quase R$ 170 milhões, a Sudeco representa não só Mato Grosso do Sul, mas também Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. 

Em março passado o Campo Grande News já havia adiantado que Rose assumiria a pasta. À época, ela apenas disse que havia recebido o convite.

“Atuar em alguma área que venha contribuir com o Brasil e principalmente o MS é importante, mas ainda vou decidir, ok?”, respondeu ao ser questionada na ocasião. Mas o deputado federal Vander Loubet (PT), coordenador da bancada federal sul-mato-grossense, já dava o nome da ex-colega de parlamento como certo.

Rose disputou o Governo do Estado nas eleições de outubro de 2022 e ficou em quarto lugar com 12,42% dos votos. Apesar de agora compor time do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno fez campanha ao então candidato a governador Renan Contar (PRTB) forte aliado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Rose iniciou carreira política como vereadora por Campo Grande, se elegeu vice-governadora junto ao ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em seu primeiro mandato, além de, posteriormente, ser secretária estadual de Direitos Humanos na gestão do tucano.

A ex-parlamentar também concorreu à Prefeitura da Capital, chegando ao segundo turno, porém sem conseguir vencer Marquinhos Trad (PSD) em 2016. 

Dois anos depois se candidatou a deputada federal, sendo eleita.

Sudeco - Com sede na Capital Federal, a Sudeco é responsável por definir objetivos, metas econômicas e sociais, a elaboração de plano de desenvolvimento e formulação de programas e ações com outros órgãos do governo federal, visando o crescimento da região Centro Oeste. 

 Campo Grande News