05/10/2021 15h24min - Saúde
3 anos atrás

São Paulo ultrapassa MS na aplicação de vacina, mas Saúde promete virar o jogo.

MS e SP estão empatados com 58,4% de imunizados completamente, mas paulistas aplicaram mais a 1ª dose.

TCHÊ PRODUÇÕES.  ► Secretário estadual de Saúde, à direita, em evento nesta manhã, falou sobre a "disputa saudável" pela vacinação.

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Na maior parte do ano, desde que a vacinação contra a covid-19 começou em todo o Brasil, o Mato Grosso do Sul tem se destacado na eficiência em aplicar os imunizantes. Entretanto, nesta semana, São Paulo ultrapassou o Estado no ranking nacional de estados que mais imunizam.

Desde meados de maio, pelo menos, o Estado ocupava a primeira posição. De acordo com atualização mais recente de ambas as secretarias estaduais de Saúde, cerca de 58,4% dos paulistas e dos sul-mato-grossenses receberam duas doses ou vacina única.

Contudo, com uma quase imperceptível diferença nesse índice, o estado paulista já aplicou ao menos um imunizante em 81,8% dos habitantes, enquanto Mato Grosso do Sul, em 75,9%, desempatando na lista.

Questionado nesta manhã (5) pelo Campo Grande News, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que mesmo sendo uma disputa saudável, ele pretende retomar o melhor desempenho do País. "Eu gostaria de não perder. Ontem, por pouquinho, São Paulo nos ultrapassou".

Em reunião com a Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), ele afirma que serão criados mecanismos para "recuperar essa posição". "É como se estivéssemos num campeonato de futebol, só que lá, tem uma taça bonita, recursos financeiros. Aqui, nosso campeonato é para salvar vida".

"Passamos 37 rodadas em primeiro lugar, e na 38ª rodada, a gente foi ultrapassado pelo time que vinha na segunda posição. Não me conformo com isso. Por isso, estou pedindo para prefeitos e prefeitas, pedindo para buscar energia, buscar estratégias, buscar elementos aonde a gente possa encontrar, para que a gente faça essa disputa saudável."

Uma das medidas que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) tem adotado, é pagar uma bonificação para municípios que cumprirem meta vacinal. Além disso, a pasta tem definido a aplicação de doses adicionais para idosos, concomitante à imunização de adolescentes.

CAMPO GRANDE NEWS