05/06/2024 10h27min - Naviraí
1 semana atrás

SEBRAE mostra o sucesso do Cidade Empreendedora em Naviraí

Consolidação do ecossistema de inovação e fomento à agricultura familiar

Divulgação ► Pampa (C) representou a prefeita e recebeu a premiação

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Fortalecimento do comércio local e da agricultura familiar, fomento à inovação e à cultura empreendedora, além da melhoria da gestão municipal. Essas foram algumas das vertentes trabalhadas pelo programa Cidade Empreendedora em Naviraí, executado desde maio de 2022, em uma parceria entre Sebrae e Prefeitura Municipal.

Nesta segunda-feira (3), os resultados desse trabalho foram celebrados em um evento de encerramento do programa Cidade Empreendedora, realizado no Gran Murano Buffet, em Campo Grande.

Na data, representando a prefeita de Naviraí, Rhaiza Rejane Neme de Matos, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Inovação, Cláudio Marques, recebeu uma placa em reconhecimento ao empenho da gestão municipal para tornar o município um ambiente melhor para os pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo.

“O Cidade Empreendedora, foi uma parceria de sucesso, tivemos várias ações realizadas como a capacitação da população, empreendedorismo na escola, compras públicas e o processo de desburocratização da prefeitura. A maior mudança com o programa foi o comportamento da população que acredita no potencial de Naviraí. Essas ações colocam em evidência nosso potencial. Hoje nós somos um dos três municípios do Estado que possui uma Sala do Empreendedor Rural voltada para atender a agricultura familiar resultado de uma parceria produtiva que visa o desenvolvimento de Naviraí”, explicou o secretário.

A partir do programa Cidade Empreendedora, foram realizadas diversas ações em Naviraí focadas em eixos estratégicos com base na necessidade do município. O principal deles, norteador do trabalho, foi “Cidade de Negócios” com o foco em alavancar a economia através da transformação do desemprego em empreendedorismo. Algumas das iniciativas que tiveram esse propósito foram estruturadas a partir da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico elaborado em conjunto com as lideranças locais.

Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o sucesso da execução do Cidade Empreendedora e as conquistas alcançadas pelo município são reflexos de uma gestão municipal comprometida e do envolvimento da sociedade como um todo.

“O Sebrae leva para o município um conjunto de ferramentas para impulsionar o processo de desenvolvimento e oferece apoio para que isso aconteça, mas é o engajamento da Prefeitura, das lideranças locais e da sociedade que fazem as ações saírem do papel e gerarem transformações. Para nós, é um orgulho ver que estamos colhendo frutos hoje graças ao comprometimento da administração municipal que acreditou na nossa instituição e se empenhou em fomentar o empreendedorismo, desburocratizar processos e tornar o município um lugar melhor para as pessoas viverem”, pontuou Mendonça.

Confira as principais ações desenvolvidas pelo Cidade Empreendedora em Naviraí:

Apoio ao comércio local: O programa Cidade Empreendedora atua no município melhorando o ambiente de negócios para quem quer empreender e dando suporte ao pequeno empresário com capacitações e orientações. Neste sentido, foram realizados mais de 23 mil atendimentos, com a proposta de dar apoio aos empreendedores e interessados em ter o próprio negócio. Deste número, foram alcançadas cerca de 3 mil empresas distintas em Naviraí.

Dados da Receita Federal, mostram resultados expressivos desse trabalho com o fortalecimento do comércio local e surgimento de novos negócios. O número de fechamento de empresas durante o programa, de março de 2022 a abril de 2024, por exemplo, reduziu 18% se comparado ao mesmo período anterior.

 Paralelo a isso, o número de formalização de Microempreendedores Individuais aumentou 31%, se comparado com o mesmo período anterior. Atualmente, no município são 2.584 MEIs ativos. Além disso, durante o Cidade Empreendedora, houve a abertura de 1.695 novas empresas em Naviraí, totalizando 5.837 empresas ativas na cidade.

Dentre as ações que possibilitaram o fomento ao empreendedorismo, o destaque foi a realização do Dia da Oportunidade, em junho de 2023 com a participação de mais de 500 pessoas. 

O evento promoveu capacitações gratuitas, sessões de negócios e feira com exposição de produtos locais. Além disso, foram mais de 80 iniciativas realizadas no município, em parceria com a Associação Comercial de Naviraí (ACEN) e com a Sala do Empreendedor, como palestras, oficinas e cursos, impactando mais de 2.500 pessoas.

Mais uma ação com o foco em apoiar o comércio local, promovida em Naviraí, foram os cursos oferecidos por meio de unidades móveis de capacitação na área de panificação. A iniciativa contou com o apoio da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS), por intermédio do programa MS Qualifica, executado em conjunto com entidades do Sistema S. 

O intuito foi capacitar a população para a geração de renda seja por meio do empreendedorismo ou recolocação no mercado de trabalho, oferecendo mão de obra qualificada para os empreendedores locais.

Com o Cidade Empreendedora, também foram realizadas melhorias em espaços que oferecem suporte a quem deseja empreender como é o caso da Sala do Empreendedor. O local recebeu uma nova identidade visual, além de um kit composto por notebooks e camisetas que irão auxiliar na prestação de serviço. A excelência do trabalho desenvolvido pela Sala em Naviraí foi reconhecida pelo Sebrae/MS nos dois últimos anos: em 2022, o espaço recebeu o selo Ouro de referência em atendimento e, em 2023, o selo Prata.

Além da Sala do Empreendedor convencional, em 2024, Naviraí foi um dos três municípios do Estado a inaugurar uma Sala do Empreendedor Rural voltada para atender produtores da agricultura familiar e empreendedores que vivem no campo. O local fica no Parque de Exposições Tatsuo Suekane, localizado no prolongamento da Avenida Amélia Fukuda, s/nº.

Outra iniciativa realizada em Naviraí, por meio do Cidade Empreendedora, teve como foco a inovação. Para ajudar os pequenos negócios a melhorarem processos, além de utilizarem novas tecnologias ao seu favor, o Sebrae ofereceu diversas capacitações ao comércio local nesse contexto.

Também foi feito um trabalho em conjunto com a prefeitura municipal no sentido de transformar Naviraí em um ambiente mais propício a inovação, com a criação de um Ecossistema Local de Inovação, lançado em 2023, composto por entidades do Sistema S e instituições de ensino, além de empreendedores locais.

Gestão pública e compras governamentais: Mais do que dar apoio ao comércio local, o Cidade Empreendedora também atuou capacitando os servidores municipais para que pudessem desenvolver o espírito de liderança e a melhoria de processos, o que refletiu positivamente no serviço público oferecido à população.

Para facilitar a abertura de empresas no município, por exemplo, a prefeitura teve apoio do Sebrae e executou um Plano de Desburocratização com a adoção de estratégias para a melhoria do ambiente de negócios do município, como a dispensa de registro e licenciamento para Microempreendedores Individuais (MEIs) e empresas consideradas de baixo risco, o que possibilita uma formalização mais rápida por parte das pessoas que se encaixam nesses perfis.

Naviraí também implementou a função da viabilidade automática com zoneamento, quando o empresário pode consultar de forma instantânea se é permitido abrir a empresa no local que ele deseja, o traz ainda mais agilidade ao processo. As mudanças possibilitaram a redução de 35% no tempo médio de abertura de empresas, atualmente, o procedimento é feito em 10h, segundo o site da RedeSim do Governo Federal.

Servidores municipais também foram acompanhados na área de Compras Públicas com consultoria especializada para tornar o processo mais célere e eficiente e conhecer as estratégias que podem ser aplicadas para beneficiar os pequenos negócios locais nos editais de licitações – um tratamento diferenciado previsto pela lei 123/2006.

Além disso, o município adotou ferramentas para incentivar os empreendedores locais a participarem dos pregões, como a confecção do cronograma anual de compras que apresenta aos interessados o período em que a prefeitura adquire cada produto, possibilitando que os empresários se organizem para atender o processo licitatório.

Mais uma iniciativa adotada para despertar o interesse dos comerciantes locais em participar dos pregões, foi a implementação do portal Empreende Naviraí, uma plataforma digital que integra o poder público e os pequenos negócios locais, melhorando o acesso dos empreendedores aos editais de licitação publicados pela prefeitura.

Também foi feito um trabalho no âmbito das compras públicas rurais, para auxiliar o município a adquirir mais itens dos produtores da agricultura familiar via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fomento à cultura empreendedora: Cerca de 766 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram contemplados com soluções que abordam competências empreendedoras, em 2022 e 2023. Nesse período, professores foram capacitados para a abordagem do tema em sala de aula, de modo a trabalhar o empreendedorismo como possibilidade de carreira, além de ajudar os estudantes a desenvolverem habilidades como bom relacionamento, trabalho em equipe, comunicação e planejamento. A metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltada a estudantes do ensino fundamental contemplou quatro escolas do município.

Mais uma ação desenvolvida foi o projeto Recicla Verdinho que promove a educação ambiental e fomenta a agricultura familiar ao possibilitar que crianças troquem materiais recicláveis por alimentos saudáveis. Em Naviraí, foram beneficiados 175 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Prof. Milton Dias Porto, em 2023. Por meio da ação, os estudantes puderam trocar itens que seriam descartados em casa por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, adquirir alimentos da agricultura familiar na feira da cidade.

O material reciclável coletado pelos alunos foi doado para a Cooperativa Recicla Naviraí, composta por, aproximadamente, 25 cooperados, e o valor dos produtos fornecidos para as crianças foi repassado integralmente aos produtores pela empresa Ciarama. Ao todo, 20 pequenos produtores da região foram beneficiados pelo projeto.

O trabalho desenvolvido no município no âmbito de trabalhar competências empreendedoras na escola foi reconhecido pelo Sebrae, em âmbito nacional. Em 2024, a professora de Naviraí Daniele Andressa Bassanesi, da Escola Estadual Antônio Fernandes, venceu a 2ª edição do Prêmio Educador Transformador na categoria “Ensino Médio”. Denominado “Tony Bank- Ferramenta de educação financeira aliada à construção de competências e valores socioemocionais”, o projeto desenvolvido por ela garantiu o 1º lugar na categoria se destacando em todo o país.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 Ascom Sebrae/MS

 

Fonte: Ascom Sebrae/MS