11/09/2023 10h16min - Geral
8 meses atrás

Segunda causa de morte de jovens, suicídio é tema de debate na Assembléia

Mato Grosso do Sul registrou 211 casos de suicídio.

Wagner Guimarães ► Terma foi debatido no plenário da Casa

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Mato Grosso do Sul registrou 211 casos de suicídio, um número que não podemos ignorar. Desse total, nós tivemos 91 adultos, 80 jovens, 22 idosos e 20 adolescentes. E 10 sem informação de idade que decidiram tirar a sua própria vida. Neste ano, conforme dados da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública, já aconteceram 127 suicídios, sendo que a maioria desses casos são de homens, de 85 anos; 22 de mulheres e 20 que não tiveram o gênero identificado. Quanto à faixa de idade, os adultos somam 54 desse tipo de ocorrência, enquanto 23 foram de jovens, 13 de idosos, 7 de adolescentes e 20 sem a idade informada. Esses números não são apenas estatísticas, é bom que fique claro isso, são vidas perdidas, famílias destruídas e comunidades que sofrem. Por isso estamos aqui, hoje, realizando esta palestra, com o intuito de conscientizar e prevenir o suicídio no nosso Estado”.

Os dados alarmantes foram apresentados pela deputada estadual Mara Caseiro (PSDB), na tarde desta segunda-feira (4), no plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, durante ação alusiva ao Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio, realizada pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

A terceira vice presidente do Legislativo Estadual e autora da Lei 4.777/2015 que instituiu o Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio no Estado de Mato Grosso do Sul, reforça a preocupação com o número de casos de suicídio em Mato Grosso do Sul.

 “Precisamos conscientizar e prevenir essa triste realidade. É importante criar um ambiente acolhedor para buscar ajuda e investir em programas educacionais que promovam a resiliência emocional. Os serviços de saúde mental devem ser acessíveis a todos. A prevenção do suicídio é responsabilidade de todos nós, podemos fazer a diferença ouvindo, compartilhando recursos e promovendo a conscientização. Vamos unir esforços e construir uma comunidade que valoriza a vida. A vida é preciosa e há esperança, mesmo nos momentos mais sombrios”, destacou a parlamentar e presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet.

Suicídio e seus paradigmas atuais: conhecer para prevenir

Para conscientizar e sensibilizar sobre o problema, tão complexo e com estatísticas alarmantes, o psicólogo Edilson dos Reis ministrou a palestra “Suicídio e seus paradigmas atuais: conhecer para prevenir”.

 O profissional, que também é teólogo, filósofo, especialista em Gerenciamento de Crise no Manejo Suicida, especialista em Negociação Policial Bope e pós-graduado em Saúde Mental, mostrou a necessidade de se conhecer os paradigmas do suicídio para assim tratar de forma preventiva.

 “Infelizmente é um tema de alta complexidade. Nós temos o estigma social na sociedade desses paradigmas que não pode falar e não pode divulgar, mas é um tema que precisamos falar sim”, salientou.

Além da deputada estadual Mara Caseiro e do palestrante major capelão e psicólogo Edilson dos Reis, compuseram a mesa: o deputado estadual Professor Rinaldo Modesto (Podemos), o secretário executivo da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), representando o Governo do Estado, Ben-Hur Ferreira, o deputado federal Beto Pereira (PSDB), comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, e o vereador de Campo Grande, Silvio Pitu.

site ALMS

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min