Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Sul News
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já autorizou o envio de forças federais para localidades de oito Estados brasileiros durante o primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para quatro de outubro. Em Mato Grosso do Sul, o reforço está previsto em dez municípios, principalmente na faixa de fronteira e em comunidades indígenas.
Até esta terça-feira, pedidos haviam sido aprovados para Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e Tocantins. Novas solicitações ainda podem ser encaminhadas à Corte Eleitoral.
Em Mato Grosso do Sul, a autorização foi concedida pelo TSE em 1º de setembro, após pedido que já havia passado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). A medida prevê atuação das Forças Armadas em zonas eleitorais que abrangem Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Bela Vista, Caracol, Caarapó e Juti.
Parte do reforço será destinada a regiões de fronteira. Outra parcela atenderá locais de votação instalados em territórios indígenas.
A presença federal tem como objetivo garantir a normalidade da votação e da apuração, além da segurança de eleitores, servidores e demais pessoas envolvidas no processo eleitoral. As forças federais são formadas por militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
Fonte MARISTELA BRUNETTO / CAMPO GRANDE NEWS