18/04/2024 16h09min - Educação
3 meses atrás

Educação promove ciclo de palestras e formações sobre a diversidade cultural dos povos indígenas

Palestras tem como tema central “Raízes da Terra

Foto: Junior Lopes ► 

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A Prefeitura de Naviraí [através da GEMEC – Gerência de Educação por meio da Coordenação de Área de Ciências Humanas e em parceria com o Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial Mitã Ava] elaboraram o 1° Ciclo de Palestras e Formações que tem como tema central “Raízes da Terra – Palestras e Diálogos Indígenas”. 

A formação foi iniciada na noite desta quarta-feira (17/04), sendo oferecida aos professores da Educação Básica da REME – Rede Municipal de Ensino.

O evento está sendo realizado no Espaço Pedagógico e transcorrerá até o mês de novembro, tendo como objetivo de desconstruir estereótipos e preconceitos comuns sobre os povos indígenas.

Durante a formação, os professores receberão informações precisas e atualizadas sobre a diversidade cultural dos povos indígenas, incluindo línguas, tradições, costumes, valores e suas contribuições para a sociedade.

Além disso, a formação contribuirá na exploração da história o contexto contemporâneo dos povos indígenas de Naviraí. 

Isso inclui abordar questões relacionadas à colonização, soberania territorial, direitos humanos e os desafios enfrentados atualmente pelas comunidades. Valorizar a diversidade étnica e cultural é outro objetivo, reconhecendo a importância dos povos indígenas na construção da identidade nacional e global.

Dessa forma a Coordenação de Área de Ciências Humanas oportuniza estratégias pedagógicas eficazes para integrar conteúdos sobre povos indígenas em diferentes disciplinas e níveis de ensino, promovendo uma educação mais inclusiva e representativa.

A abertura do evento foi realizada pela coordenadora de Educação Indígena Apoio Intersetorial Mitã Ava Guarani Kaiowá, Luciane Gallo; Vanoíria Martins Fernandes, Professora graduada em Licenciatura Intercultural Indígena e pós-graduada em Psicopedagogia Clínica Institucional; professor de Ciências da Natureza e Química e especialista em Gestão, Coordenação Pedagógica e Física, Adilson Benites e o Nhanderu (rezador) Sinfoniano Garcete.

Júnior Lopes/Assecom