14/08/2025 09h39min - Geral
7h atrás

Em Singapura, MS oferece tilápia para mercados asiáticos

Riedel se reuniu com empresários e ministro para mostrar as potencialidades do Estado

: Arquivo Pessoal/ Linkedin/ CGNews ► Governador durante reunião com representante de Singapura

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


Em mais um dia de reuniões em países asiáticos, após passar por Japão e Índia, comitiva sul-mato-grossense recebeu em Singapura sinais positivos de abertura de mercado para a exportação de tilápia, carne que o Estado exporta prioritariamente para os Estados Unidos e vê o risco de prejuízos com o chamado “tarifaço” instituído pelo presidente Donald Trump.

 O governador Eduardo Riedel, o secretário Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, e empresários tiveram uma série de reuniões hoje no país asiático, que também é um hub para fornecimento de produtos na região e concentra fundos bilionários de investimentos.

O governador foi recebido pelo ministro do Comércio, Indústria e Desenvolvimento Nacional, Alvin Tan, que fez uma postagem entusiasmada no Linkedin sobre a conversa, dizendo esperar “ansiosamente o fortalecimento do nosso diálogo para promover o comércio, a transição energética e o desenvolvimento sustentável”. 

O ministro cita os investimentos no Estado em energias renováveis, com a instalação de indústrias de biocombustíveis, e que é “um dos maiores produtores de gado, celulose, milho e soja do Brasil, gerando cerca de 94% de sua energia a partir de fontes renováveis.”.

O ministro também destacou a força local de fintechs, que podem gerar parcerias comerciais e as possibilidades que o Corredor Bioceânico poderá abrir para relações envolvendo o Estado, conectando-o aos portos da Costa do Pacífico e “aumentando a conectividade logística e reduzindo o tempo de embarque para a Ásia.”

Nesse sentido, o governador e Verruck conversaram com representantes de empresas nos países visitados, como montadoras, para que utilizem a rota para as relações comerciais com o Brasil, como importação de peças.

Na Índia, conversaram com representantes da Mahindra e Tata Group, que são montadoras, para conhecer braço dos grupos voltados à inteligência artificial e novas tecnologias, para conhecer possibilidades que possam ser adotadas no Estado na área de inovação.

Tilápia e fundos de investimentos 

A sobretaxa de 50% mantida sobre as proteínas animais do Brasil força o Estado a pensar em novos mercados. Nas conversas de hoje, em Singapura, Riedel, Verruck e empresários se reuniram com representantes da MTA (Singapore Meat Trades Association), associação do setor de carnes, e defenderam a venda da tilápia. 

O Estado consta entre os cinco que mais enviaram a carne aos EUA no ano passado. Em 2024, foram enviadas 562 toneladas do produto fresco ou congelado, conforme o painel da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

A possibilidade despertou interesse de empresários de Singapura, que negociam produtos e distribuem para países da região, como Japão, China e Indonésia. No Japão, a comitiva já tinha defendido a exportação de carnes bovina e suína. 

O país é tido como um dos mais exigentes na questão sanitária e MS tenta credenciar frigoríficos agora que o Brasil alcançou o status de área livre de febre aftosa sem vacina.

Fonte campograndenews.com.br