08/03/2020 22h35min - Geral
4 anos atrás

Falência de usina em MS preocupa por causa de 600 empregos, diz secretário

Falência de usina

CGNews ► Fechamento de usina preocupa trabalhadores

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Campo Grande News


A Justiça de São Paulo, decretou na sexta-feira a falência do Grupo Tonon Bioenergia que está em recuperação judicial desde 2015. Com mais de 50 anos de história, a Tonon Bioenergia era formada pelas unidades Santa Cândida, em Bocaína (SP); Paraíso, em Brotas (SP); e Vista Alegre, em Mato Grosso do Sul.

Porém, o grupo entrou com um pedido de recuperação judicial em 2015 e teve o plano aprovado em 2017, que envolveu o leilão das duas usinas paulistas, posteriormente adquiridas pela Raízen Energia. 

Desde o final do ano passado a usina não pagou salários e 13º de 600 funcionários, o que agravou a crise no pequeno distrito de Maracaju, Vista Alegre - 160 km de Campo Grande. Mesmo em crise financeira, um representante paulista da empresa afirmou, em uma última reunião, que o grupo retomaria as atividades em abril.

À época da aprovação do plano, a maior parte da dívida da Tonon estava alocada nesta unidade, que possui capacidade de moagem de 2,5 milhões.

Segundo o CGNwews a confirmação foi feita pelo secretário de Estado de Produção, Jaime Verruck, em entrevista concedida à Rádiowebms. Ele destacou que a indústria Tonon de Açúcar e álcool havia solicitado pedido de recuperação Judicial, desde o ano passado, e que recebeu a informação extraoficial de que a empresa teve decretação de falência pela justiça de Jaú, São Paulo, na sexta-feira, dia 6.

Segundo Jaime, o governo está preocupado com a situação de 600 trabalhadores da indústria que ainda não receberam seus salários desde novembro do ano passado.

Verruck disse que o Estado espera que um outro grupo se interesse pela compra da indústria. E lembra, que a indefinição da situação financeira da Tonon impossibilitava interessados na compra da empresa, instalada em Vista Alegre, distrito de Maracaju.

O secretário garantiu que o governo vai manter a política de incentivo fiscal para que a empresa volte a atividade o mais rápido possível. Na avaliação do secretário da Semagro, a Tonon é moderna tem contrato no fornecimento de energia e envolve mais de mil famílias na região de Vista Alegre, em Maracaju, cidade distante a 160 quilômetros de Campo Grande

CGNews