Divulgação ► Termina nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, a campanha de vacinação contra a gripe H1N1 em Naviraí.
Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação
Termina nesta quarta-feira a campanha de vacinação contra a gripe A, com a aplicação das doses que imunizam contra a ação do vírus influenza H1N1. Desde o dia 30 a Prefeitura estendeu a ação de saúde, para beneficiar a toda a população, depois da baixa procura por parte dos grupos priorizados, primeiro na campanha desenvolvida e parceria com o governo federal e em seguida na feita exclusivamente pela Gerência de Saúde.
O gerente interino de Saúde, Adelvino de Freitas recomenda que as pessoas que ainda não procurara a vacina se imunizem. “A vacina é válida por um ano e praticamente elimina o risco de morte, sem contar que o deixa com mais qualidade de vida”, comentou.
Mesmo com toda a publicidade e cobertura da imprensa para divulgar a vacinação e mesmo após o registro de sete mortes, a população tem procurado pouco pela vacina. Isto preocupa o setor de imunização e a Gerência Municipal de Saúde. “A administração se preocupou, batalhou para adquirir as doses e agora a procura tem sido pouco. Esperamos que mesmo com o frio, nestes últimos dias, a população procure ir até unidade do posto de saúde do Varjão”, disse a coordenadora do setor de imunização – Fernanda Schneider.
As doses aplicadas demoram 15 dias para desenvolver o processo imunizatório fazer efeito, tendo um ano de validade. O atendimento ao público acontece na Unidade de Saúde do Posto Varjão, pela manhã entre 7h e 11h e à tarde 13h e 17h.
DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS
Para ser vacinada, a pessoa tem que levar documentos originais a serem apresentados, e no local são feitas as cópias, que servem como comprovações para a apresentação de contas para o Ministério Público e para os organismos da sociedade civil organizada.
A apresentação dos documentos comprobatórios é uma necessidade para dar transparência a ação da Gerência Municipal de Saúde, que realiza a imunização e, deve haver cópias originais retidas para anexar a prestação de contas junto ao Ministério Público e para a sociedade civil organizada.
Para vacinar, os pais das crianças levaram os documentos que comprovaram as datas de nascimentos das crianças, os professores apresentaram contracheques, os hipertensos devem apresentar uma receita datada de no máximo seis meses antes da vacinação e os idosos devem comprovar suas datas de nascimento.
A Prefeitura de Naviraí colocou a disposição da população quinze mil doses de vacinas, adquiridas para aplicar e imunizar parte da população que está fora do grupo prioritário, preconizado pelo Ministério da Saúde. O investimento é de R$ 215 mil (incluindo R$ 150 mil da devolução do duodécimo da Câmara Municipal). (Texto: Ascom Prefeitura Naviraí).
NaviraíNoticias