03/07/2023 17h37min - Esporte
11 meses atrás

Futebol tem 8 novas regras a partir de julho; veja quais são

Regras passarão e valer em todo o mundo

Shaun Botterill ► Atitude do goleiro argentino também entrou na regra

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


A IFAB (International Football Association Board) foi a responsável pelas mudanças, motivada após eventos na Copa do Catar

A partir deste mês, oito novas mudanças nas regras do futebol entram em vigor em todo o mundo. A IFAB (International Football Association Board), órgão responsável, acredita que tudo será para acabar com problemas passados no esporte. Veja abaixo as novidades estabelecidas:

Regra ‘anti-Dibu Martínez’A que mais chamou a anteção foi a regra criada a partir de atitudes do goleiro Dibu Martínez na Copa do Catar, onde o argentino provocou seus adversários em cobranças de pênalti. A nova regra proíbe os goleiros de atrasarem as cobranças de pênaltis. Assim, os arqueiros não poderão distrair o batedor nem poderá tocar em traves, travessão ou na rede do gol

Invasão argentina

Antes era ilegal a entrada de qualquer jogador reserva ou membro de comissão técnica no campo, durante partidas. Na Copa, a Argentina quebrou a norma ao comemorarem um dos gols contra a França no gramado. Na ocasião, o árbitro decidiu não anular o gol, considerando a importância do tento e os impactos diretos no resultado.

Agora, o gol será anulado se o jogador ou membro da comissão que entrar no gramado interfira de alguma forma no gol.

Acréscimo por celebrações de golsAgora, o árbitro deve considerar o tempo perdido durante as celebrações de gols e adicioná-lo aos acréscimos.

Bola do adversário, sem impedimentoA IFAB decidiu expressamente que o auxiliar de arbitragem não deverá levantar a bandeira quando o atleta impedido receber a bola de um adversário com “total controle” da bola e de seu corpo naquele momento.

O cartão vermelho após a marcação de um pênaltiO jogador não poderá receber cartão vermelho em lances quando deliberadamente tentou jogar e/ou disputou a bola. A expulsão se mantém em casos de falta na grande área em que o defensor não tinha chance de competir pela bola.

Treinador na miraQuando alguém que está na área técnica — jogador reserva, substituído ou membro de comissão técnica — cometer uma infração, e árbitro não conseguir identificar o infrator, o treinador da equipe levará a punição.

Assistente reserva mais forteOs árbitros assistentes reservas eram proibidos de auxiliar os colegas, mas agora eles farão parte da arbitragem e poderão participar de debates e dar seus posicionamentos durante os jogos.

Folhadecampogrande

Últimas Notícias
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h22min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h18min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h16min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h09min
Publicações Oficiais - 26/04/2024 18h06min