26/08/2025 09h58min - Naviraí
3h atrás

Naviraí desenvolve blitz educativa de combate ao feminicídio

Campanha aconteceu em frente à sede da Gerência de Assistência Social

Divulgação ► Panfleto distribuido durante a Campanha no centro da cidade

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Naviraí, acontece na tarde desta segunda-feira (25) no início da Avenida Iguatemi, em frente à sede da Gerência Municipal de Assistência Social, uma campanha como blitz educativa de combate ao feminicídio em nossa cidade. 

Com o slogan “Não é possível que você não esteja ouvindo”, a campanha mostra que a violência doméstica é inaceitável! A agressão é um ciclo que só se agrava. Não ignore os sinais, não deixe o pior acontecer! Não se cale, denuncie! Esta atitude pode salvar uma vida, sua vida.

Combater o feminicídio tem a ver com todos nós! Ligue 190 ou procure a Rede de Atendimento à Mulher (DAM, CRAM, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Defensoria Pública, CREAS ou CRAS).

 O QUE É FEMINCÍDIO?

O panfleto que vem sendo entregue a quem passar na área central da cidade, explica bem o que é feminicídio.

“É o homicídio cometido contra mulheres, motivado por violência doméstica, discriminação ou menosprezo à condição de mulher.

A lei federal nº 13.104/2015 alterou o Código Penal Brasileiro para incluir o feminicídio como qualificadora do crime de homicídio (art. 121, parágrafo 2º, inciso VI; parágrafo 2º-A, incisos I e II).

É um crime hediondo que, na maioria dos casos, resulta da violência doméstica, ou seja, é praticado por homens que vivem ou viveram com a vítima, sendo namorados, companheiros, maridos ou ex-namorados, ex-companheiros, ex-maridos.

O fato da vítima ter uma relação de confiança e laços afetivos com o assassino dificulta o rompimento do vínculo e a denúncia da violência doméstica sofrida. Muitas vezes, a vítima tem medo e vergonha. Mas é importante não se sentir culpada e não se calar. Uma vida sem violência é direito de todas as mulheres.

Por meio da lei nº 5.202/2018, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul instituiu o “Dia Estadual de Combate ao Feminicídio”, para sensibilizar e conscientizar toda a sociedade de que a violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva à morte, sendo responsabilidade de todos nós combater o feminicídio. Para maiores informações em Naviraí, ligue para 3924-4129. (Com informações panfleto distribuído).

Fonte: Jota Oliveira - Naviraí Notícias