26/01/2022 15h14min - Naviraí
2 anos atrás

Naviraí projeta conceito inovador para modernizar a iluminação pública

Proposta prevê a instalação de lâmpadas de LED, mais econômicas, duradouras.

R.Minella ► Projeto tem como objetivo trocar as atuais por lâmpadas econômicas

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Por determinação da prefeita Rhaiza Mattos, a cidade de Naviraí vai ganhar um modelo inovador em iluminação pública, que vai transformar também o aspecto noturno em todo o perímetro urbano da cidade.

Neste contexto, a Prefeitura está finalizando um processo de licitação para dar nova dinâmica à manutenção da iluminação, com a contratação de uma empresa especializada na execução de reparos na rede e substituição das lâmpadas queimadas. 

O município também vai retomar o trabalho de implantação das modernas lâmpadas de LED.

Conforme o arquiteto Fabiano Costa, Gerente Municipal de Serviços Urbanos, o município está esperando apenas o cumprimento dos prazos legais do processo licitatório para finalizar a contratação definitiva da empresa.

 Segundo ele, todo o processo deve estar pronto nos próximos dias e as mudanças no sistema de manutenção da rede de iluminação pública serão implementadas.

“Vamos restabelecer todo o sistema, com a implantação de uma nova dinâmica de serviços e, principalmente, de atendimento dos pedidos dos moradores”, afirma Fabiano, aproveitando para agradecer a população pela compreensão da situação.

 

LÂMPADAS DE LED

O gerente de Serviços Urbanos aproveitou para informar que a Prefeitura tem consciência do problema da iluminação pública e que foi executado um mapeamento da situação em toda cidade. 

“Nos próximos dias vamos sanar as deficiências no sistema de iluminação pública e também retomar o processo das trocas das lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) por pontos de LED, que são mais econômicas e dura mais tempo”, disse Fabiano.

Com a iluminação de LED, o impacto no visual da cidade será imediato, pois este tipo de material garante mais brilho aos pontos de luz, aumentando o raio de claridade e aumentando o senso de segurança da população. 

Com a terceirização dos serviços de manutenção da rede pública de iluminação, a Prefeitura vai focar apenas na substituição das lâmpadas atuais pelos pontos de LED.

De acordo com Fabiano, na primeira fase de implantação do LED, foram substituídos cerca de 800 pontos. 

“Nos próximos dias, além de um novo modelo de prestação de serviço na manutenção da rede, vamos começar também a colocação de pelo menos mais mil pontos de luz com lâmpadas de LED”, enfatiza o gerente.

Pelos cálculos da Gerência Municipal de Serviços Urbanos, a cidade de Naviraí tem pelo menos 8 mil pontos de luz em sua rede de iluminação pública e todo este sistema terá ação permanente de manutenção.

Uma das exigências do edital da Prefeitura é o fato da empresa ter a disposição um canal de atendimento eficiente para a população, como aplicativos que entregam a demanda dos moradores em tempo real para pronta execução das equipes de campo. 

“Com a licitação de manutenção e a substituição das lâmpadas antigas por LED, vamos estabelecer um novo conceito de iluminação pública e Naviraí será modelo para toda a região”, assinala Fabiano Costa.

 

Roney Minella - Ascom Prefeitura de Naviraí