09/08/2022 09h44min - Geral
2 anos atrás

Polícia Civil cumpre mandados na prefeitura de Campo Grande em inquérito sobre assédio sexual

Ex-prefeito e pré-candidato ao Governo de MS é investigado

Midiamax ► Viaturas amanheceram em frente a Prefeitura

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Midiamax News


A Prefeitura de Campo Grande é alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), na manhã desta terça-feira (9), como parte da investigação sobre denúncias de assédio sexual supostamente cometidos pelo ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD).

A delegada Maíra Pacheco informou ao  que são cumpridos mandados de busca e apreensão em decorrência da investigação, mas não revelou quantos mandados foram expedidos. Equipes da Polícia Civil estão na Prefeitura, são quatro viaturas da Deam e uma da perícia da Polícia Civil.

Pelo menos cinquenta funcionários do município estão fora do prédio da prefeitura em razão dos trabalhos feitos pela Polícia Civil, que impede a entrada dos servidores.

Procurado pela reportagem, o ex-prefeito Marquinhos Trad não atendeu as ligações até a publicação deste texto.

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul instaurou inquérito policial para apurar os casos no último dia 5 de julho, mas a ocorrência é de 2020. O inquérito policial trata dos crimes de estupro, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual, assédio sexual, importunação sexual, perseguição, posse sexual mediante fraude e vias de fato.

Denúncias de assédio sexual

Após o primeiro registro feito por uma das vítimas na Corregedoria da Polícia Civil no mês passado, outras mulheres procuraram a Deam para fazer denúncias de assédio. Em coletiva no dia 26 de julho, a delegada do caso, Maíra Pacheco, afirmou que a informação de suposto pagamento feito às mulheres para registrarem denúncias não consta no inquérito, mas conforme a delegada tudo seria investigado e caso seja provado que as mulheres tenham recebido dinheiro, elas podem responder por falso testemunho. O crime tem pena de 2 a 4 anos, além de multa.

“Mas, não diminui outras denúncias das outras vítimas que procuraram a delegacia”, disse Maíra Pacheco. Ainda segundo a delegada, sobre as denúncias de assédio sexual, “crimes como esse, a única materialidade são os relatos das vítimas. Temos de ter respeito em um país patriarcal”, falou a delegada.

Na época, a delegada ainda explicou que outras pessoas estavam sendo investigadas, mas não revelou por quais crimes e nem a quantidade de suspeitos. O inquérito deve ser concluído em 30 dias. Não existe ainda previsão de quando Marquinhos Trad deve ser ouvido.

'Festinha' no interior com mulheres, delegado e empreiteiros

Segundo o site da capital, a mulher que denunciou o ex-prefeito relatou em sua denúncia que em 2021 recebeu uma mensagem, sendo convidada para ir ao Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande, de onde seguiriam para uma fazenda no , participar de uma festa.

Ela e as outras vítimas envolvidas no processo voaram em uma aeronave particular até a propriedade rural.

Na festa citada pela vítima, estariam pessoas ligadas a Marquinhos Trad, como um delegado da Polícia Civil, que teria agredido a mulher com um tapa no rosto durante a 'festinha', dois empreiteiros e outros servidores públicos.

Ela contou que depois ele se desculpou e que não recebeu outras ameaças. A festa teria sido regada a drogas e bebidas alcoólicas e as mulheres chegaram a receber dinheiro ao voltarem para Campo Grande.

Apesar de citar que teria conhecido o empreiteiro que promoveu a festa através de Marquinhos, no depoimento a mulher diz que o então prefeito não participou da 'farra'.

MIDIAMAX