17/12/2019 16h47min - Naviraí
5 anos atrás

Prefeito Izauri visita novas instalações da Farmácia Municipal em novo endereço

Prefeito Izauri visita novas instalações

Assessoria de Imprensa ► Prefeito Izauri faz visita em novas instalações da Farmácia Municipal

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Para que a Farmácia Municipal de Naviraí pudesse dispor de um maior espaço físico para guardar seu estoque de medicamentos para suprir os 11 postos de saúde existentes na cidade, as receitas a pacientes, o hospital municipal, o Centro Odontológico e outros departamentos da rede pública de saúde, ela encontra-se em novo endereço, no prédio onde funcionava a oficina da Navicar Fiat, ou seja, ao lado do antigo endereço, na mesma Rua Aparecido Rosa.

Acompanhado do gerente de Saúde Wellington de Mattos Santussi, o prefeito Dr. Izauri Macedo esteve visitando o novo endereço. Segundo Wellington o município adquiriu prateleiras, divisórias, obedecendo sempre as normas exigidas pela Vigilância Sanitária para ter um ambiente com a temperatura adequada para conservar os medicamentos ali existentes.

PREFEITO ENALTECE TRABALHO DA SAÚDE

Durante a visita realizada à Farmácia Municipal, o prefeito Dr. Izauri Macedo disse que “desde quando assumimos o mandato havia reclamação no tocante ao espaço físico que tínhamos à nossa disposição. O antigo prédio era acanhado, em comparação ao volume que a gente precisava para ter o estoque da Farmácia Municipal. Agora locamos esse novo prédio, ao lado que passou por adaptações, reformas, pinturas e adequações necessárias para podermos organizar o local”, enfatizou o prefeito dizendo ainda que “hoje podemos afirmar que evoluímos e desenvolvemos na área da Farmácia Municipal”.

Ao comparar o que existe hoje e o que encontrou no dia de sua posse, o prefeito Dr. Izauri Macedo disse que “aconteceu um avanço no sentido de termos melhorado as condições e de termos mais estoque. Enquanto administrador, estamos suprindo as necessidades da farmácia para atendermos a grande demanda dos munícipes e daqueles que dependem dessa medicação.

Temos que ressaltar também a demanda que temos aqui na judicialização dos medicamentos . Quero dizer que todos os medicamentos que estão na lista da farmácia básica, procuramos manter no estoque. Os que não estão nas nossas listas, não são medicações da nossa complexidade. Na verdade, é uma responsabilidade do Estado e não do município. O que é do município nós estamos suprindo através desta farmácia. Agora tudo o que vem de judicialização precisa ser dirigida ao Estado, porque, a saúde é separada por baixa, média e alta complexidade. Nós atendemos a baixa e média”. Salientou Dr. Izauri.

Dr. Izauri também ressaltou que está trabalhando para poder melhorar as condições do hospital. “Temos projeto de fazer ali com recursos que conseguimos através de emenda parlamentar do então deputado federal Geraldo Resende, cujos recursos dependem de liberação da Caixa Econômica Federal, uma ampla cozinha que seja adequada e que atenda a demanda.

Estamos próximo de lançar o processo de licitação e iniciar aquela reforma no hospital. Outro projeto é a ampliação do Centro de Especialidades Odontológicas cujos projetos serão desenvolvidos com recursos de emendas parlamentares do ex-deputado federal Carlos Marun e outra do deputado federal Geraldo Resende, as quais possibilitarão a ampliação do referido local”, salientou o prefeito.

WELLIGTON SANTUSSI

Para o gerente de Saúde do município Welligton Santussi, “não existe fórmula mágica. A gente só consegue manter alguma coisa dessa magnitude aqui conduzindo as contas com muita seriedade. Então isso é reflexo das medidas administrativas que foram tomadas no decorrer do ano e que permitiram que a gente tivesse fôlego para fazer esse tipo de mudança.

Então a gente tem essa central de abastecimento farmacêutico (CAF) como costumamos dizer em nosso meio e que está preparada para abastecer os nossos 11 postos de saúde. Eram 10 agora são 11. Mais o hospital municipal, mais o Centro Odontológico.

Nós tínhamos no início da gestão 220 medicamentos padronizados na lista básica do município e nós ampliamos essa oferta de 220 para 294 medicamentos padronizados. Na verdade o que nós fizemos foi legalizar junto ao Conselho Municipal de Saúde alguns medicamentos que eram ofertados e não faziam parte de lista alguma”, explicou ele.

Ao comentar sobre o programa Mais Médicos, Welligton Santussi enfatizou que “o prefeito Dr. Izauri teve uma grande conquista e foi o único município de MS a conseguir trazer para cá cinco novos profissionais médicos por este programa. Então nós conseguimos reestruturar toda a rede de atenção básica, conseguimos ampliar o número de postos de saúde, ampliar o atendimento no Varjão que está lá no período noturno funcionando bem, agora com dois médicos. A gente ampliou de 30 consultas/dia para 100 consultas/dia dentro daquela unidade”, disse ele.

Ascom Assessoria de Imprensa