24/06/2020 12h04min - Geral
4 anos atrás

Vereadora Lourdes requer informações sobre fios e cabos nos postes

fios e cabos nos postes

Arquivo ► Vereadora Lourdes apresentou o Requerimento à Câmara municipal

Odilo Balta / jornalcorreiodosul@terra.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação


Participando da sessão ordinária desta semana, realizada na terça-feira (23), a vereadora Lourdes Elerbrock, popularmente conhecida e chamada de ‘Lourdes Virote’, apresentou junto à secretaria daquela Casa de Leis o Requerimento de sua autoria protocolado sob o nº 97/2020, através do qual pede o endereçamento de expediente ao prefeito José Izauri de Macedo, com providências a Gesse da Silva Andrade, gerente de Serviços Públicos.

Através deste Requerimento, a vereadora Lourdes Elerbrock quer informações sobre: A quem é atribuída a responsabilidade de fiscalização das instalações de fios e cabos, nos postes instalados nas vias urbanas do nosso município, e quais os protocolos adotados para que sejam efetuadas essas instalações.

Ainda a possibilidade de adequação da instalação dos fios às necessidades dos usuários, tanto os de internet quanto os de energia, nas vias públicas, verificando-se ainda, a possibilidade de aumentar a altura de colocação dos fios ou a adoção da instalação dos mesmos de forma subterrânea.

" A forma como são feitas as notificações das empresas, que utilizam os postes das vias públicas como suporte de seus cabeamentos, caso os mesmos não se encontrem dentro das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, para instalação da telefonia e da internet; quaisquer outras informações que sejam consideradas oportunas aos interesses dos cidadãos naviraienses aos quais eu, vereadora Lourdes, represento", diz o Requerimento.

 

JUSTIFICANDO REQUERIMENTO

Para justificar o seu Requerimento, a vereadora autora disse  que “vale ressaltar que o tempo que estamos vivendo agora, com o isolamento social, pandemia e tudo mais, é um momento atípico, no qual as pessoas estão ficando muito tempo em casa. Sendo assim, elas necessitam muito mais do bom e adequado funcionamento dos serviços essenciais, entre eles, o de fornecimento de internet. Considerando o fato que muitos estão em sistema de teletrabalho, ou seja, trabalhando online de casa, a internet disponível 24h por dia, com qualidade, é crucial para o trabalhador em home office. Exemplo disso, é o trabalho remoto que vem sendo realizado pela própria Câmara, que não parou e depende completamente, no presente momento, da internet para prestar seus serviços à população naviraiense. Além disso, os fios quando são rompidos trazem riscos as pessoas, porque nunca se sabe se eles estão energizados, podendo o cidadão confundir-se e ser vítima de uma descarga elétrica, que o leve a óbito. Também mostra-se crítica a situação em que a fiação fica pendente na rua, o que pode causar acidentes graves, ou seja, um risco para o trânsito e, principalmente, para os transeuntes e motociclistas. Dessa forma, eu, vereadora Lourdes, requisito tais informações, como cidadã e representante dos cidadãos naviraienses que sou”, justificou a vereadora Lourdes Elerbrock.

(Jota Oliveira – Naviraí Notícias, com informações do Gabinete).